O processamento adequado dos resíduos sólidos é um importante aliado na preservação do meio ambiente, mas depende da união entre poder público e comunidade para inovar com medidas sustentáveis.
Essa realidade será debatida durante a quarta Conferência Municipal de Meio Ambiente, promovida pelo Município de Pato Branco – por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente e apoio da Faculdade de Pato Branco (Fadep), nos dias 20 e 21/06.
Tendo como referência o tema “Resíduos sólidos”, as palestras e debates abordarão quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; geração de emprego e renda; educação ambiental; e financiamento dos custos decorrentes do cumprimento da legislação sobre resíduos sólidos.
O secretário municipal de Agricultura, que responde pela pasta de Meio Ambiente, Clodomir Ascari, comentou que a conferência em Pato Branco vai elencar, pelo menos, cinco propostas para cada eixo.
“Vamos discutir aqui e encaminhar ao governo o que o Município entende como prioridade. Nossas propostas poderão ajudar a compor políticas públicas do Estado e da União que financiem a estruturação necessária para podermos executar as melhorias”, comentou Ascari.
Adiantando o debate, o secretário lembra que com a operacionalização do aterro sanitário encaminhada, uma vez que a obra está em fase de conclusão, a cidade está bem avançada no que diz respeito ao processamento de resíduos sólidos.
O presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Antônio Cezar Soares, ressalta que a educação ambiental é um trabalho constante em Pato Branco, com auxílio da municipalidade e entidades públicas e privadas.
“Emprego e renda que vem do lixo também são uma realidade na nossa cidade, graças à cooperativa. Mas essa é uma alternativa que pode ser ampliada, com políticas públicas que financiem essa estruturação”, salientou Cezar.
No dia 20/06, a conferência inicia às 19h30, e, em 21/06, às 13h30. Paralelo à conferência, acontecerá o quinto Fórum Ambiental e Responsabilidade Social, promovido pelo curso de Administração da Fadep, local onde acontecerá a reunião.