Os aeroportos das cidades-sede da Copa das Confederações já estão prontos para receber, com mensagens de boas vindas, os turistas que prestigiarão o evento.
Composta por grandes adesivos estampados por portas, paredes e saguões de embarque e desembarque, a campanha “A Pátria de Chuteiras” se espalhou pelos terminais das seis sedes – Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG) -, além do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
“A campanha cumpre dois objetivos, o de valorizar as característica regionais e trazer essa vibração brasileira para os megaeventos esportivos e o de dar as boas-vindas para os visitantes desde a sua chegada às cidades sedes”, afirma Gastão Vieira, ministro do Turismo.
A ação deve impactar turistas da Copa das Confederações e Copa do Mundo de 14. Os terminais das demais cidades – Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Manaus (AM), Natal (RN) e Porto Alegre (RS) – serão “adesivados” até a Copa 14. São Paulo já conta com a campanha, pois é porta de entrada de 60% dos turistas dos grandes eventos no Brasil.
O MTur assina a campanha feita em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. As peças contam com um grande “Welcome” – Bem-vindo, em inglês – e saúdam os turistas com frases que remetem ao linguajar e à cultura de cada cidade.
As frases trazem o incentivo aos turistas a conhecerem mais o País, como “Viaje e conheça as maravilhas do Brasil” e “Viaje pelo Brasil e divirta-se cada vez mais”. O material de divulgação pode ser visto nas redes sociais do MTur (Flicker, Facebook e Instagram).
As praias, o boêmio bairro da Lapa e pontos turísticos como Cristo Redentor e Pão de Açúcar são alguns dos ambientes das peças cariocas. “Para quem está chegando, aquele abraço” e “O Rio está de braços abertos para sua visita” são algumas das frases que recepcionam os turistas no lugar.
“Se tem um trem que nos deixa feliz, é receber visita”, diz um da campanha mineira, que estampa lugares como o Museu de Artes e Ofícios, Igreja da Pampulha e Praça do Papa. “Que bom que você chegou, meu rei!”, saúda um cartaz de Salvador, onde os ícones mostrados são Elevador Lacerda, Pelourinho e Farol da Barra.
A arquitetura e o céu de Brasília são os principais personagens da campanha na capital federal, que traz fotos de Palácio do Planalto, Congresso Nacional e da Catedral. “O céu, a arquitetura e a alegria são nossos três poderes”, diz uma peça.
“Na cidade com gente de todo lugar, só faltava você” é uma das frases da campanha paulistana, onde os destaques são Masp, Avenida Paulista, Monumento às Bandeiras e ponte estaiada.
Praias e locais históricos, como Porto das Dunas e Praia de Iracema, em Fortaleza, e o Cais e a Praça da Bolsa de Valores, em Recife, ilustram as campanhas nessas cidades. “Faça sol, faça chuva, aqui o clima é de alegria” e “A gente adora quando chega visita” são algumas frases que recepcionam os turistas.
A campanha é realizada pelo MTur em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR).