Pois é assim mesmo. Não existia nenhum prêmio voltado para Produtores, literalmente ca… e andavam para esses profissionais. Eu tentei junto a prêmios conhecidos a inserção da categoria Produtores neles, mas as respostas, todas, foram não!
Depois, ao longo dos dois últimos anos cansamos de enviar e-mail para as agências solicitando indicações. A soberba no caso de alguns e a caixa de spam no caso de outros impediram o recebimento de indicações.
Ok…
Aí, diante disso, resolvemos bancar (o Promoview e o Promocitários) sozinhos, sem patrocínio nem valor de inscrição, o Produtores Promoview, e fizemos. Erros aqui e ali aconteceram, normais para quem empreende, fomos em frente.
Sucesso no primeiro ano e no segundo, vamos para o terceiro com mudanças necessárias e programadas. Agora, a partir deste ano, a indicação da lista de Produtores é dos membros do Conselho de Produtores de cada Região, formado nos dois primeiros anos.
Apareceram, claro, os insatisfeitos, aqueles que nada fazem, apenas sabem criticar; os que viram o sucesso, mas precisam desmerecê-lo; os que querem mais é ver os produtores pelas costas; os pessimistas de plantão, que nada criam e por isso se doem; além dos que, agora, resolveram premiar a rodo Produtores, depois do sucesso do Produtores Promoview.
Eles começam a apelar com todo tipo de reclamação, ponderação, análise distorcida, choro, vela, baboseiras e ataques, coisas com as quais quem empreende está cansado de ver e sentir.
Desculpa aí, mas não vamos parar nem desistir não, tá, desistam vocês. Críticas construtivas, e existiram, recebemos. São aquelas que vem com sugestão e alternativa, fora isso é choro e besteira. Analisamos, explicamos, respondemos a esses casos e mudamos, se for o caso. As demais ignoramos e seguimos em frente, convictos que nada temos a esconder ou temer. Dito isso, vejam as coisas boas.
Pela primeira vez, este ano, seguindo um cronograma bem detalhado e especificado veja aqui, a indicação dos nomes dos concorrentes foi feita pelos membros do Conselho de Produtores (algo que já estava previsto, mas só agora, com o conselho formado com significativo número de membros, pode acontecer.) e tivemos, atenção aí!, um recorde de indicações, o que deve mostrar que estamos no caminho certo.
Aproveitamos os contatos com os membros do Conselho para saber se eles desejam continuar nele e ver quem está disposto a cumprir com suas responsabilidades como Conselheiro, como esta, a da indicação dos concorrentes, por exemplo. Com isso, vamos retirar do Conselho aqueles que não desejarem estar ali, afinal, como foram indicados e escolhidos, ninguém os pode manter ou tirar sem a anuência deles.
Os conselheiros, de Norte a Sul do Brasil, num movimento democrático e inédito, indicaram os 83 nomes que acharam que deviam e entenderam o porquê de optarmos por fazer a votação pelo Facebook, depois de ficar claro que qualquer outro caminho permitiria os mesmos questionamentos que fazem quanto a votação por esse meio, com uma diferença: ali é democrático, aberto, verificável.
E parem com a baboseira de dizer que só amigo é que vota nos produtores, tenho dados que desmontam a afirmação e, pelo que eu saiba, ter voto de amigo não desabona ninguém, ao contrário, né?
Que eu saiba, inimigo vota contra. Outra coisa. Mobilizar o voto por esse meio é igual para todos, assim como em outros tipos de votação, para outros prêmios, também se pode mobilizar a galera. Não reclame se você não se mobilizou e outro sim (isso é de foro íntimo, uns tem essa condição, tempo e espírito, outros não. É normal.), mesmo porque todos os três indicados são premiados e vão para o Conselho, é apenas uma forma de votação escolhida para mobilizar as pessoas. Estar entre os três já é o máximo.
O Produtores é, e ponto, o mais genuíno prêmio dado a Produtores no Brasil (e até fez escola). Levantei aqui a bandeira da defesa da atividade do Produtor no texto “Sem o produtor a ideia é nada“. A partir dele, surgiu o prêmio.
Arcamos sozinhos com os custos, porque, até agora, nenhuma empresa quis patrociná-lo (conversamos com algumas, mas o prêmio não vai mudar para atender ao patrocinador. Quem quiser patrociná-lo, precisa entender que, em essência, ele pertence aos Produtores e não a mim. Assim, queremos custear os prêmios, as entregas e as cerimônias, só para citar, e não mudar o nome dele. Se alguma empresa se dispuser a isso, será bem-vinda e ganhará o reconhecimento dessa enorme categoria, com vantagens muito grande, é só penar.), embora algumas tenham se valido da lista e dos nomes dos Produtores para mandar brindes aos vencedores. Mas a empresa certa chegará.
É isso. O Produtores Promoview já começou. De posse dos indicados pelos Conselhos, agora, triaremos os indicados, verificando quem são e se desejam estar entre os três indicados. Se aceitarem, seus nomes serão devolvidos ao Conselho. Ou para sanção deles, se tivermos até 3 nomes, ou para escolha dos três finalistas, se forem mais de três. Feito isso, os três nomes virão a público para voto.
Pra você que gosta do Produtores, estamos de volta, agora muito mais legal e com premiação diferente que divulgaremos mais adiante. Pra quem não gosta, tá aí, continuamos, apesar de vocês.
Amanhã há de ser outro dia. E eu pergunto a você onde vai se esconder da enorme euforia. Não sabe? Vai lá e vota no seu produtor preferido, que é bem legal.