Experiência de Marca

Ampro dá mais um passo para consolidar Live Marketing

Apresentação realizada no encerramento do Wave Festival, premiação organizada pelo Meio & Mensagem agradou os presentes e reforça expectativa para o congresso de Julho.

A Ampro deu mais um importante passo no trabalho para consolidar o termo Live Marketing durante a apresentação realizada ontem (17/4) no encerramento do Wave Festival, premiação organizada pelo Meio & Mensagem.

Kito Mansano, presidente da Ampro 

“Queremos que o live marketing seja a expressão que funcione como guarda-chuva para todas as ferramentas do antigo marketing promocional, incluindo eventos, promoções, incentivos, ativações e ações de ponto de venda”, afirmou Kito Mansano, presidente da Associação de Marketing Promocional (Ampro). “Fazemos coisas ao vivo. Como digo, é um mercado no qual posso ser fantástico, ou errar feio na mosca”, reflete.

A inciativa ganhou destaque especialmente pela presença de clientes importantes como Heineken, Itaú e P&G, que estiveram ao lado dos executivos da Ampro na apresentação para os publicitários e ilustraram a maneira como estas corporações vem desenvolvendo o live marketing.

Chiara Martini, da Heineken, mostrou uma ação em que as pulseiras se tornaram mídia durante o festival Lollapalooza. “O live marketing nos permite fazer parte do momento de entusiasmo do fã. Tivemos algumas ações como a roda gigante, mas a pulsiera permitiu que nós interagíssemos elegantemente no momento de contato do fã com a banda”.

Da mesma forma, a P&G dedica uma boa parte de sua verba de marketing a ações desse tipo, como Avião do Faustão, que ganhou destaque na edição 2013 do anuário brasileiro de live marketing . “Antes, só precisávamos que o conhecimento sobre a marca crescesse. Hoje, é necessário também que o consumidor fale dela e que se envolva. Por isso, é essencial termos ações de live marketing, que fazem diferença para gerar engajamento”, afirma Stephanie Alba, executiva do anunciante, citando ainda o case em que a marca raspou a barba do cantor Bell Marques.

Fernando Chacon, do Itaú, lembrou investimentos do banco como o de oferecer bicicletas para o transporte da população em São Paulo, Rio de Janeiro e, agora, Recife. “É uma das causas do banco trazer impactos positivos para a mobilidade urbana”, aponta.

É chegada a hora do live marketing. Por trás do nome, está uma nova maneira de enxergar o segmento. “Olhamos nossa especialidade como a união de atividades de marketing que consigam provocar interlocução entre marcas, produtos e pessoas, por meio de sensações como o olhar e o olfato”, resume Marcelo Lenhard, da agência Hands que presidirá o congresso de Live marketing, programado para 29 e 30 de Julho no WTC em São Paulo.