Com investimento de R$ 18 milhões, a XYZ Live instala nos eucaliptos do Jockey Club de São Paulo o primeiro espaço de eventos multifuncional e multimídia do País: a Claro Live! House, em parceria com a operadora de telefonia móvel Claro.
Com o modelo versátil, a casa é facilmente adaptada para sediar shows, eventos esportivos e corporativos, espetáculos, musicais, peças teatrais e desfiles ou até mesmo fóruns e seminários.
O projeto, que apresenta a proposta 360º, inova também no formato de negócio que, na estimativa da empresa, deve trabalhar com 90 datas e gerar faturamento de R$ 20 milhões no ano de lançamento. A XYZ Live, que atua sob uma plataforma multidisciplinar, tem programado investimento total de R$ 30 milhões em 2013, ano em que prevê receita de R$ 160 milhões.
A escassez de infraestrutura no País para receber a quantidade e diversidade de eventos que podem enriquecer a grade cultural brasileira é fortemente influenciada pelas dificuldades de implantação de novos espaços nas grandes metrópoles.
Atualmente, a criação de grandes casas de shows ou arenas em locais centrais são inviabilizados pelo custo da compra de um terreno ou a locação dos mesmos por períodos longos de 20 a 30 anos.
Para driblar esse desafio, a XYZ Live teve uma ideia inovadora em parceria com o Jockey Clube de SP.
“A Claro Live! House foi idealizada por meio de um modelo de negócio “temporário”, que utiliza uma estrutura metálica inovadora a qual permitiu um contrato estabelecido pelo período de quatro anos com o Jockey Club. Dessa forma, tornamos o negócio viável, trazendo as mesmas receitas de uma estrutura definitiva: naming rights, patrocínios, merchandising, alimentos e bebidas e tickets, comenta Bazinho Ferraz, presidente da XYZ Live e idealizador do projeto.”
“Para a Claro é uma satisfação muito grande fazer parte deste projeto. O Claro Live! House concretiza uma ideia da companhia que já vem sendo planejada há algum tempo. Buscamos com esta iniciativa estar ainda mais próximos dos nossos clientes e poder compartilhar todos esses momentos. Além de oferecer um espaço diferenciado de relacionamento, vamos proporcionar vantagens e benefícios exclusivos como diferenciais da marca”, diz Márcio Ramos, diretor executivo da regional São Paulo da Claro.
O espaço será modular e comportará até sete mil pessoas em pé no caso de shows. De um dia para o outro, a casa poderá ser configurada para o modelo auditório com mesas, com capacidade para 2644 sentadas.
Esse formato, por exemplo, poderá ser utilizado para shows, musicais, espetáculos, fóruns, seminários, eventos corporativos ou premiações. Também para atender esses tipos de eventos, a casa oferecerá o auditório com cadeiras, com o qual chega a comportar 3220 pessoas sentadas.
A casa é flexível também para receber convenções, feiras, workshops e treinamento de vendas em formato de seis auditórios com 222 pessoas por sala, dando um total de 1.334 pessoas no evento como um todo.
Para o caso de desfiles, a Claro Live! House poderá receber cerca de 1.800 expectadores e ainda pode ser adaptada para todo tipo de eventos esportivos de quadra, como uma disputa de MMA ou uma partida de tênis.
Entre outros destaques, o projeto prima pelo ineditismo em diversas frentes, que vão desde a oferta de um bicicletário com 350 vagas até um sistema de reúso de água. Além da convencional coleta de lixo seletiva, a montagem foi feita com a reutilização de materiais renováveis, como madeiras certificadas e outros.
São mais de 20 mil metros quadrados, estacionamento para 2.500 carros, proximidade do metrô, trens da CPTM, shoppings e pontos de ônibus para facilitar a logística desde a entrada até a saída dos visitantes.
A arquitetura da casa possui 34 camarotes, 218 banheiros, dez vip boxes, 14 entradas, 12 bares, 36 saídas de emergência, três painéis grandes de LED e 260 monitores. Os clientes Claro também terão algumas vantagens exclusivas, como assentos e guichês preferenciais e desconto de 10% na compra de ingressos.
A solução técnica foi desenvolvida pela Feeling Eventos, sócia do projeto, composto por tenda especial reforçada de 5.700 m² com capacidade de carga diferenciada. Esta foi elaborada especialmente para o projeto Claro Live! House, o que consolida a casa como um produto único na América Latina.
O palco é reforçado em alumínio e possui uma elevação especial e similar a dos palcos utilizados em grandes festivais e por artistas como Elton John, Eric Clapton e Paul McCartney.
O projeto acústico do espaço foi especialmente desenvolvido pela Giner, empresa de consultoria em áudio, que completa 15 anos no mercado, para chegar aos menores índices já atingidos no Brasil do impacto do som nos arredores.
“Uma casa que se preocupa nos detalhes em melhorar a experiência de ir a um show ou espetáculo desde a localização, estacionamento, atendimento, som, luz até a temperatura da bebida que será servida, afirma William Crunfli, sócio e vice-presidente de entretenimento da XYZ Live.
A segurança contra incêndios é outro fator prioritário no desenvolvimento do projeto. Todos os materiais utilizados na montagem têm características auto-extinguíveis ou receberão tratamento anti-propagação de chamas.
Além disso, as 36 saídas de emergência e sistemas de segurança permitem que, mesmo com a ocupação máxima de sete mil pessoas, todos possam deixar o ambiente rapidamente.