Salvador vai ser a capital brasileira do turismo entre os dias 10 e 14/04, com a realização de três eventos do setor.
A cidade vai sediar simultaneamente, no Centro de Convenções de Bahia, a 22ª edição da Bolsa de Turismo do Nordeste, do II Salão Baiano de Turismo e IIIª Feira da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-BA).
Cerca de 300 operadores de turismo do Brasil e de 15 países da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia participarão dos encontros, quando serão mostradas as potencialidades do Nordeste e da Bahia; realizados negócios, como atração de voos internacionais; bem como a promoção de debates acerca dos temas relacionados à atividade na região.
Além dos operadores, os eventos contarão com a participação de representantes de companhias aéreas, agências de viagem, secretários do Turismo e autoridades dos nove estados nordestinos.
BNTM – Brazil National Tourism Mart
A Bolsa de Turismo do Nordeste (BNTM) deste ano deverá reunir cerca de mil profissionais, dos quais aproximadamente 60 compradores nacionais e 240 internacionais. A estrutura do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, prevê 141 estandes. Serão 23 na área institucional e 118, na comercial.
A CTI Nordeste, entidade responsável pelo BNTM, anuncia ainda que, somente para a Bahia, estado anfitrião, há estimativa prévia de aumento de 10% da demanda do setor, até dezembro.
A BNTM de Salvador conta com o apoio, dentre outros, do Ministério do Turismo, Chesf e BNDES. TAP e TAM serão as principais transportadoras de operadores e jornalistas.
A segunda edição do Salão Baiano de Turismo, que será realizada de 10 a 14/04, em Salvador, no Centro de Convenções, paralelamente à Bolsa de Turismo do Nordeste (BNTM) e à III Feira da Abav-BA, deve receber 12 mil visitantes. A abertura oficial ocorrerá no dia 10/04, às 18h, com a presença do trade turístico, autoridades e convidados.
O evento é considerado por empresários do setor como a principal operação de vendas e marketing do destino Bahia e vai reunir operadores, agentes de viagem, representantes de grupos hoteleiros e também dos municípios turísticos baianos.
“A ideia é fazer com que os operadores nacionais e internacionais conheçam nossos atrativos e formatem produtos para segmentos tradicionais, como o de sol e praia, e novidades como enoturismo, turismo rural e outros”, informa o secretário Domingos Leonelli.