Experiência de Marca

Abeoc e Sebrae criam programa de capacitação

O lançamento nacional será hoje (26/03), às 18h, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília. Haverá palestra com o coordenador de Capacitação Empresarial do Programa, consultor Luiz Carlos Barboza.

Em um momento histórico para o Brasil no setor de turismo e eventos, com grande demanda para capacitação e profissionalização em virtude dos megaeventos e do crescimento do mercado, a Abeoc Brasil – Associação Brasileira de Empresas de Eventos e o Sebrae unem forças para a implantação do Programa de Qualidade Abeoc Brasil – Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos.

O lançamento nacional foi em 26/03, às 18h, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília. Houve palestra com o coordenador de Capacitação Empresarial do Programa, consultor Luiz Carlos Barboza.

O Programa de Qualidade Abeoc Brasil vai investir R$ 2,4 milhões até dezembro de 2014 e tem abrangência em 12 Estados — Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

“A certificação por meio do Selo de Qualidade Abeoc Brasil é o grande destaque do Programa, pois nosso setor ainda tem muitos aventureiros e empresas despreparadas, e o Selo de Qualidade vai trazer segurança para o cliente e o mercado na hora da escolher organizadores e prestadores de serviços”, ressalta a presidente da Abeoc, Anita Pires.

“Há uma tendência mundial de certificação para garantia de qualidade, e as empresas que participarem do Programa e conseguirem o Selo de Qualidade terão um grande diferencial no mercado, pois uma certificação gera confiança nos clientes, garantia de serviços de melhor qualidade e visibilidade no mercado”, completa.

Para a gerente-adjunta da Unidade de Serviços do Sebrae Nacional, Ana Clévia Lima, o Programa de Qualidade Abeoc Brasil está estreitamente ligado ao objetivo do Sebrae de promover a competitividade.

“Muitas empresas acreditam estarem oferecendo serviços com qualidade satisfatória, o que pode não ser uma verdade. A capacitação e posterior certificação das empresas participantes do programa deverá, de fato, aumentar o nível de qualidade dos serviços prestados no setor de eventos em todo o país, além da melhoria na gestão das empresas, igualmente importante”, fala o coordenador executivo do Programa, Sérgio Bicca.

“Se isto se aplica a empresas organizadoras, certamente afetará positivamente também as empresas fornecedoras de serviços, envolvendo toda a cadeia produtiva do setor de eventos”, finaliza.

A implementação do Programa será em dois módulos. A primeira etapa inclui uma avaliação diagnóstica das empresas participantes, mais a realização de palestras e oficinas, finalizando com uma consultoria direta na empresa. O segundo prevê uma auditoria nas empresas participantes visando a certificação pelo Selo de Qualidade Abeoc Brasil, caso seja atingido o desempenho necessário.

Segundo Luiz Carlos Barboza, os temas das palestras e oficinas de capacitação e os aspectos a serem abordados nas consultorias diretas serão orientados pelos resultados da avaliação diagnóstica inicial das empresas.

De acordo com Barboza, “As empresas serão preparadas exatamente nas suas necessidades para se qualificarem e estarem em melhores condições para a obtenção do Selo de Qualidade, no módulo seguinte”.