Manaus recebe pela primeira vez o Circuito Caixa Loterias de Atletismo, Halterofilismo e Natação – fase regional Norte/Nordeste –, que teve início na sexta-feira (22/03), e segue até hoje (24/03), na Vila Olímpica e Arena Amadeu Teixeira, com entrada gratuita para o público.
O evento é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio do Governo do Amazonas.
Competindo diante dos seus torcedores, o Amazonas recebe 16 paratletas do atletismo, 15 da natação e quatro do halterofilismo. Os 35 atletas representam a Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa) e a Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas (Advam).
“Temos boas chances de medalhas nas três modalidades. O grupo da natação, principalmente, é bastante experiente e conta com atletas como Simplício Campos e o Marlyson Silva”, afirma o técnico Joaquim Filho, do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (Ctara).
Os índices conquistados pelos atletas nas etapas regionais são classificatórios para as etapas nacionais, que serão realizadas no segundo semestre deste ano. O regional reunirá 370 atletas de 16 Estados das duas regiões do País.
No levantamento de peso, também participarão competidores de Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. As disputas serão realizadas na Vila Olímpica de Manaus (natação e atletismo) e Arena Amadeu Teixeira (halterofilismo).