Experiência de Marca

Mario D’Andrea fala sobre julgamento de P&A em Cannes

Confira a entrevista do jurado para Ariane Feijó, que estará pelo quarto ano consecutivo em Cannes coordenando a cobertura de Promo & Activation para o Promoview.

Dentro de três meses, a essa hora, já conheceremos os grandes vencedores da categoria Promo & Activation em Cannes. Na noite de 17/06 acontece a premiação de P&A, PR e Direct.

Enquanto aguardamos com ansiedade pelo shortlist, que sai no domingo (16/06), conversamos com o nosso jurado brasileiro no Palais este ano, Mario D’Andrea, sócio e CCO na Fischer&Friends.

Mario D’Andrea.
D’Andrea já vai para a sua terceira atuação em Cannes, tendo passado pelo júri de Titanium (2012) e Rádio (2006). Veterano no Palais, o publicitário  reforça a importância das boas ideias e os critérios que pretende utilizar para votar nos cases de live marketing que vai avaliar. Confira a entrevista do jurado para Ariane Feijó, que estará pelo quarto ano consecutivo em Cannes coordenando a cobertura de Promo & Activation para o Promoview.


Promoview: 
Como recebeu o convite para ser jurado da categoria de P&A e quais as suas expectativas?

Mario D’Andrea: Com muita honra, e, principalmente, muita responsabilidade. Segundo a organização, este será o maior festival da história de Cannes, em comemoração aos 60 anos do evento. Portanto, a expectativa pelo resultado será muito grande.?

Promoview: Que critérios pretende levar em consideração para defender os cases?

Mario D’Andrea: É minha terceira vez como jurado, e, de novo, vou usar dois critérios muito simples. O primeiro, como consumidor. A ideia me surpreendeu? Me faria parar em meio à minha rotina diária para dar atenção àquele produto? O segundo critério é a inveja. Isso mesmo. Como profissional, eu gostaria de ter feito aquele case, de ter tido aquela ideia? Sinto inveja de quem foi capaz de fazê-lo? Se sim, a ideia merece ser discutida entre os jurados pra eventualmente ganhar um leão.

PromoviewVocê tem um histórico louvável na área de criação. Da sua experiência nesta área com a publicidade, o que considera mais importante ser utilizado pelo mercado brasileiro de live marketing?

Mario D’Andrea: Acho que essa categoria é uma das mais democráticas. Você não precisa de enormes investimentos. Se a ideia da ativação for realmente surpreendente, não interessa se dez ou 1000 pessoas foram impactadas durante a ação. O que precisamos sim, é que a ação crie um fato real, uma experiência verdadeira que comprove o discurso da marca. Depois, a web se encarregará de espalhar para milhões aquela prova do discurso. E, se a ativação for realmente marcante, o produto ganhará respeito e credibilidade junto ao consumidor.

PromoviewO que falta para o Brasil poder ser considerado uma potência no marketing promocional, assim como é na publicidade?

Mario D’Andrea: Investimento forte e constante dos anunciantes em boas ideias – e não apenas grandes campanhas promocionais. Tenho a sensação e que no Brasil ainda se pensa que uma grande promoção dispensa uma grande ideia… Quando você investe em boas ideias, os melhores talentos surgem. E talentos nós temos, de sobra. Exemplo disso, é que nos últimos anos o Brasil já vem se mostrando forte em grandes ideias de ativação – especialmente em pequenas ações localizadas que depois ganham divulgação forte pela web. Ano passado, por exemplo, tivemos vários cases premiados para grandes marcas, como Sprite, C&A, Helmann’s e outros.

Promoview: Que ações ações promo marcaram você neste último ano?

Mario D’AndreaDo Brasil não vou dizer, porque não quero cometer injustiças. Vou conhecer ainda os inscritos. Mas do Exterior, do que pude ver, um que me chamou muita atenção foi The Beauty Inside, da agência Pereira&O’dell. Um casefeito para Intel/Toshiba que criou uma série emocionante – e que contou com a participação direta dos consumidores.

Promoview  estará ao lado do Mario e outros profissionais brasileiros, e trará para seus leitores tudo que for destaque no Palais des Festivals.E para quem ainda não se inscreveu uma informação importante: o prazo para submissão de cases em Cannes 2013 encerra no dia 28/03.
Quem ainda está finalizando os seus materiais pode dar uma espiada neste vídeo do Mario sobre como inscrever no Festival. A abordagem do brasileiro é para inscrição na categoria Titanium – mas os toques são ótimos, e, valem, na verdade para qualquer trabalho de qualquer premiação:
Fica a dica.