Como parte da celebração dos dez anos do Instituto Avon e no mês comemorativo do Dia Internacional da Mulher, a Avon apresenta a Gargantilha da Atitude, artigo folheado em prata, que visa arrecadar recursos para a campanha “Fale Sem Medo – Não à Violência Doméstica”.
O produto, anunciado nos folhetos exclusivamente até maio deste ano, foi criado para chamar atenção para um problema que, estima-se, atinge uma em cada quatro mulheres em todo mundo: a violência doméstica.
A gargantilha conta com o apoio da empresária Luiza Brunet, embaixadora do Instituto Avon, e traz o símbolo do infinito para lembrar o ilimitado potencial das mulheres quando estão livres da violência e vivem com respeito e dignidade.
“No mês da mulher, acho importante lembrarmos que ainda hoje muitas mulheres sofrem violência doméstica e que é preciso quebrar este ciclo. Como embaixadora do Instituto Avon, apoio iniciativas como a Gargantilha da Atitude, que contribuem neste enfrentamento”, diz Luiza Brunet.
Ao comprar o produto ao preço de R$ 12,99, os consumidores automaticamente estão doando R$ 7,08 para que o Instituto Avon invista em iniciativas de educação e conscientização sobre o problema no País.
“A violência doméstica é uma questão social que independe da idade, condição financeira ou da região. É um tema complexo, que requer um trabalho de conscientização e educação cuidadoso para informar mulheres que lidam com outros fatores no universo da violência dentro da família, como insegurança ou baixa autoestima, dependência financeira e medo”, afirma Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon.
“Este é um ano importante, estamos celebrando os dez anos, e não poderia haver melhor momento para lançarmos a Gargantilha da Atitude. Esperamos atrair a atenção e a solidariedade de mulheres e homens para a causa”, conclui.
Para se ter uma ideia da importância de direcionar holofotes a este tema, a pesquisa “Instituto Avon / Ipsos – Percepções Sobre a Violência Contra a Mulher no Brasil (2011)” mostrou que 27% das mulheres entrevistadas declararam já terem sido vítimas de violência doméstica – enquanto apenas 15% dos homens admitiram ter praticado esse crime. Além disso, seis em cada dez entrevistados conhecem alguma mulher que sofreu violência doméstica. A pesquisa ouviu 1,8 mil pessoas em cinco regiões brasileiras.
A Gargantilha da Atitude é um símbolo desta luta a favor da mulher e faz parte de uma série que inclui o Anel e a Pulseira da Atitude. Globalmente, esses produtos já direcionaram mais de US$ 50 milhões em recursos para a causa em mais de 50 países onde a Avon atua.