A capital paulista tem atingido ampla visibilidade mundial enquanto ponto turístico, e, principalmente, para o turismo de negócios. Isto se deve ao trabalho de organizações que fomentam os principais atrativos da cidade como a São Paulo Turismo, no âmbito público, e a São Paulo Convention & Visitors Bureau, na posição de representante do segmento privado.
É o que afirma o presidente executivo da São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando. Ele diz que, atualmente, o turismo de negócios chega a um faturamento de oito bilhões para a capital paulista.
“Este segmento turístico da cidade teve um crescimento extremante expressivo nos últimos anos. Em 2012, São Paulo recebia cerca de 7,5 milhões de visitantes, hoje recebemos mais de 12 milhões”, enfatiza Sando.
O presidente explica que, em parceria com a São Paulo Turismo, a Visitors Bureau atua na captação de eventos nacionais e internacionais, apoio e desenvolvimento dos eventos e pontos turísticos já existentes, inclusive, por intermédio de capacitação das pessoas que recebem os visitantes externos.
“Ao contrário do que muitos pensam, o domínio de outros idiomas não é o essencial. Fazemos um trabalho pontual com agentes de segurança, como a guarda civil, e recepcionistas de hotéis, por exemplo, para que eles aprendam a receber bem o público de fora. Este é o ponto principal para que o visitante retorne ou fique mais um dia na cidade”, afirma Sando.
A São Paulo Convention & Visitors Bureau é uma entidade sem fins lucrativos que faz a mediação com empresas de diversos segmentos, que se interessem pela promoção da capital.
“Temos cerca de 700 associados nos segmentos de comunicação, transporte, turismo, hotelaria e outros, sendo que o ramo hoteleiro é o carro chefe”, diz o presidente. Segundo Sando, o ramo hoteleiro responde por, aproximadamente, 80% da rentabilidade da empresa e 40% dos associados.
Apesar da chegada de grandes eventos a São Paulo, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, Toni Sando afirma que isto não influencia diretamente nas atividades da empresa de fomento turístico da cidade e nas expectativas deste ano.
“Nosso trabalho é pontual, buscamos a captação de eventos e a promoção da cidade para os milhões de visitantes que recebemos pontualmente. Ano passado, o turismo de negócios já faturou oito bilhões e nossa expectativa para este ano é que cresça entre 5 e 7%”, conclui.