Após oito anos sem expor em Brasília, Nonato Oliveira retorna com a mostra “Figurantes”, na qual retrata a gente do Nordeste, no seu cotidiano e nos dias de festa.
Personagens que carregam no semblante a dura realidade sertaneja, mas que trazem no seu íntimo alegrias e contentamentos, traduzidos pelo artista através das cores fortes e vibrantes, características de sua obra.
São figuras que personificam a vida do povo nordestino, especialmente o piauiense, com retratos da vida popular, religiosidade, usos e costumes.
Como analisa o próprio artista: “Esta exposição representa todos os meus anos de vida, pois vivo em função da cultura deste povo. Apesar de ter andando pelo mundo quase todo, carrego comigo a minha terra e a minha cultura”.
O figurante de boi, as moças do interior, a noiva singela, a família, os músicos, José, Marias… Todos estes personagens ganham seu espaço nas mãos do artista, adornados por cajus, mandacarus e pássaros do sertão.
Predominam tonalidades fortes e primárias, especialmente o amarelo que ele utiliza para definir o semblante pálido do sertanejo. Somado ao azul, verde e vermelho, reforça uma aquarela de cores sobre a qual o artista mostra suas ideias, preenchendo espaços com equilíbrio visual.
A mostra teve início no no dia 05/03 e vai até 31/03, na Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).