O carro que será utilizado pela nova categoria de acesso à Stock Car, o Campeonato Brasileiro de Turismo, foi apresentado na manhã de ontem (17/03) no Autódromo Internacional de Curitiba.
A nova categoria fará as preliminares da principal em oito etapas, sendo a primeira delas em Tarumã, no dia 28/04. O campeonato será organizado pela Vicar em parceria com a Marques & Marques. Tem patrocínio da Shell-VPower com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e utilizará pneus Pirelli.
Uma das principais preocupações dos organizadores na formatação do Campeonato Brasileiro de Turismo foi em relação a segurança e competitividade da categoria.
“O objetivo do campeonato é realmente formar pilotos para a Stock Car. É fundamental termos uma categoria de acesso, com carros mais seguros e potentes do que os carros que tínhamos antes. Teremos bancos de fibra de carbono homologados pela FIA e este é, sem dúvida, um carro de última geração”, comentou Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar Promoções Desportivas.
Pilotos com participações em outras categorias de base já garantiram presença, como Marco Cozzi e Raphael Abbate.
Cozzi disputou o título da temporada 2012 da Copa Montana até a última etapa e espera encontrar uma categoria equilibrada em 2013. “Com esse novo carro estamos mais próximos da Stock principal. Voltamos a ter uma cavalaria maior e essa preocupação com a segurança vai atrair também alguns pilotos mais novos. Com isso, o grid será formado por competidores já experientes junto aos pilotos novos e teremos uma chance maior de igualar as equipes. Como tudo é novo para todo mundo, vai ser um ano de muito trabalho, mas tenho certeza que a categoria vai evoluir bem”, comentou Cozzi.
Já Raphael Abbate, que também disputou o título de uma categoria de acesso à Stock Car no ano passado (MINI Challenge), destaca o equilíbrio que deverá encontrar na nova competição.
“A expectativa para a temporada é muito boa. É uma categoria nova, com carros novos, então acho que será bem equilibrada. É um carro mais seguro, mais estável e muito bonito. Correrei com a Carlos Alves, uma equipe consolidada no automobilismo e agora vamos esperar para ver como vai ser o campeonato. Vou me esforçar ao máximo e batalhar para chegar na frente” comentou o paulista Abbate.