Experiência de Marca

Cidade Maravilhosa comemora 448 anos

Com paisagens que encantam o mundo inteiro, o Rio de Janeiro é sinônimo de brasilidade, alegria e beleza.

Rio de Janeiro, também conhecida como Cidade Maravilhosa, completou no dia 01/03, 448 anos. Com paisagens que encantam o mundo inteiro, o Rio é sinônimo de brasilidade, alegria e beleza.

Tudo começou no dia 01/01/1502, quando navegadores portugueses avistaram a Baía de Guanabara. Acreditando que se tratava da foz de um grande rio, deram-lhe o nome de Rio de Janeiro, o que deu origem ao nome da cidade. O município foi fundado em 01/03/1565. Quase duzentos anos depois, em 1763, o Rio tornou-se a Capital do Brasil, ocupando essa posição somente até 1960, quando foi inaugurada Brasília, atual Capital.

Entre várias outras coisas tão lindas que representam o Rio de Janeiro, podemos dizer que o Cristo Redentor é o cartão postal dessa cidade e, também, do Brasil.

Essa parte da história tem início em 1859, quando um padre francês, Pierre-Marie Bos, sugeriu para a princesa Isabel a construção da imagem no alto do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca. A ideia ressurgiu em 1921 como parte das celebrações do centenário da Independência do País, no ano seguinte.

Para pagar os custos, uma campanha de arrecadação que uniu desde os mais ricos até os índios arrecadou o equivalente hoje a cerca de 9 milhões de reais. Não foi com doações da França, como muitos pensam. O projeto do Cristo Redentor demorou cinco anos para ser feito, e mais cinco anos para ser construído. Ele tem 38 metros de altura e pesa 1.145 toneladas.

No pedestal da imagem, que possui oito metros de altura, há uma capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida, com capacidade para 20 pessoas sentadas.

O interior da estátua tem escadas em ziguezague. À medida que se sobe, a altura dos corredores diminui. Para se chegar aos braços, é preciso andar agachado. O Cristo tem um coração, claro, na altura do peito.

Imagina erguer uma construção dessa no século XX. Nada fácil! Os empregados ficavam pendurados nos andaimes sem qualquer segurança, e, apesar de chuvas e ventos fortes, nunca houve nenhum acidente. Não há dados de quantas pessoas trabalharam nessa obra.

O engenheiro desse monumento é o Heitor da Silva Costa, mas, na versão dele, o Cristo estaria segurando um globo. A ideia dos braços abertos é de Carlos Oswald, que fazia parte da equipe de Heitor. A inauguração do Cristo Redentor foi no dia 12/10/1931.

Para comemorar o aniversário dessa cidade encantadora, o jornal O Globo criou uma campanha, em parceria com o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, para incentivar os cariocas a cuidarem ainda mais da Cidade.

Assinada pela Artplan, a ação consiste em um hotsite de “presentes para o Rio” no formato das tradicionais listas de casamento on-line e segue para as ruas da cidade no dia de hoje.

Isso está sendo feito para reforçar a preocupação do carioca com a conservação da cidade. São dez opções para presentear o Rio de Janeiro, entre elas: “Deixar o carro na garagem e usar mais o transporte público, a bicicleta ou ir de carona” e “Manter a cidade limpa jogando o lixo nos locais corretos e procurando um posto de coleta especial”.

Depois de escolhido o “presente”, o usuário compartilha a ação escolhida com os amigos por meio de fotos que devem ser disponibilizadas nas páginas dos próprios usuários no Instagram ou no Twitter, usando as hashtags #presenteparaorio e #jornaloglobo. Durante todo o mês de março, o hotsite dos presentes estará disponível.

Quem está na orla da Zona Sul ou planeja passar por lá hoje, fique atento! O jornal O Globo e o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido vão promover uma ação especial para festejar a data, conscientizando a população e parabenizando aqueles que cuidam e protegem o Rio.

“A ideia da ação é incentivar os cariocas a não só presentearem a cidade no dia do seu aniversário, mas sim o ano todo. Com isso, acreditamos que o jornal cumpre sua missão não só de informar, mas também de conscientizar os moradores e visitantes da Cidade Maravilhosa”, afirmou Fernanda Araújo, gerente de Marketing do jornal O Globo.

Muita festa dá fome. Por isso, o restaurante Opium, localizado dentro do Ipanema Plaza Hotel, na Capital carioca, lançou um prato exclusivo em comemoração ao aniversário da cidade.

O Picadinho Bohemio Carioca foi elaborado pelo chef Mario Sergio e é composto de filé mignon com shitake ao molho madeira e cerveja, arroz branco e farofa de pão com bacon, banana e castanha de caju.

Tem como acompanhamento o caldinho de feijão com alho torrado e salsinha.  “Apesar de especializado em culinária asiática, o Opium não poderia deixar de reverenciar os cariocas nesta data”, diz o chef.

Aniversário sem bolo e música não tem graça. No dia 01/03, o Largo da Carioca foi palco de festa. No local foi montado um bolo gigantesco de quatro metros e 48 centímetros – cada centímetro representando um ano que a cidade completa – além disso ouve várias apresentações de diversas atrações em comemoração ao aniversário.

A programação incluiu ainda a chegada da imagem peregrina de São Sebastião, padroeiro da cidade, que foi recebida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, para uma benção.

Em seguida, ao lado do prefeito Eduardo Paes, Dom Orani fez o corte do primeiro pedaço do bolo. Houve ainda a apresentação da Banda do Cordão da Bola Preta e um baile popular com a Orquestra Bianchini.

São Sebastião.

Por fim, aniversário sem presente não dá. Pensando nisso, muitas lojas do NorteShopping, Center Shopping, West Shopping, Via Brasil e Shopping Tijuca ofereceram artigos de decoração, lazer, roupas e acessórios que são a cara da Cidade Maravilhosa.

Esse colar do Cristo Redentor você encontra no Center Shopping, na NewItália, por R$ 27,60.
Também no Center Shopping, na NewItália, o cordão dourado Nós Amamos Rio custa R$ 39,80.