Unindo a história da arte e a literatura, sem deixar de lado o imaginário das lendas e contos, a artista gaúcha Nara Amelia chegou no dia 26/02 em Recife (PE) com a exposição ‘O Melhor dos Mundos Possíveis!’, na Sala Nordeste, no Bairro do Recife, . A mostra fica em cartaz até o dia 12/04, com entrada gratuita.
Por meio de figuras que usam a natureza como meio de reflexão crítica sobre o homem e a cultura, Nara utiliza os animais para apontar comportamentos e valores humanos.
Para o trabalho, utiliza técnicas como água-forte e ponta-seca, da gravura em metal, e desenhos dispostos em papéis envelhecidos apropriados de livros, que fazem a ponte entre a imagem e a literatura.
Buscando transportar o visitante à época de um imaginário sensível e pré-industrial, a artista se inspirou em artistas como Albrecht Dürer, Gustave Doré, Gilvan Samico, Max Ernst, Kafka, Jorge Luis Borges, Júlio Cortazar, Gabriel Garcia Márquez e João Guimarães Rosa, tendo por base uma pesquisa artística apoiada no arquétipo da memória universal, utilizada para transmitir conhecimentos e valores usando histórias.