Experiência de Marca

Coca-Cola inicia manifesto para a Copa do Mundo de 14

Essa é a maior ação de marketing da marca no País em 70 anos em termos de investimento e expectativa de número de pessoas a serem atingidas.

A Coca-Cola vai convidar a todos para fazer parte da Copa do Mundo de 14.  Com o manifesto “Copa de Todo Mundo”, a marca dá início às ações de comunicação voltadas para o maior evento de futebol do planeta.

Essa é a maior ação de marketing da marca no País em 70 anos em termos de investimento e expectativa de número de pessoas a serem atingidas, e estará presente de maneira impactante nos principais pontos de contato com o consumidor, em mídia impressa, redes sociais, cinemas, etc. Todo o trabalho foi feito em parceria entre os times do Brasil e a The Coca-Cola Company.

“Trata-se do início da Copa do Mundo de 14 para a Coca-Cola. Vamos dar o pontapé inicial, convidando a todos os brasileiros para participar deste megaevento, e, depois, vamos ampliar esse convite ao mundo inteiro”, diz Javier Meza, vice-presidente de Marketing da Coca-Cola Brasil.

Javier Meza, vice-presidente de Marketing Coca-Cola Brasil, em frente à logo da campanha da marca para a Copa do Mundo da Fifa.

“Será a Copa do Mundo mais inclusiva e democrática de todos os tempos. O manifesto é uma ferramenta poderosa para engajar a população em torno disso”, diz Michel Davidovich, vice-presidente e gerente geral da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo da Fifa.

Michel Davidovich, vice-presidente e diretor-geral da Coca-Cola para a Copa do Mundo da Fifa de 2014 e Javier Meza em frente a logo da campanha.

A estimativa é que R$ 2 bilhões sejam investidos pela Coca-Cola na produção, logística e divulgação da marca no Brasil até 2014 e que 50% do valor direcionado para marketing seja usado exclusivamente para a Copa do Mundo.

As ações são totalmente baseadas nos legados que a marca quer deixar para o Brasil. Os temas de inclusão e participação são os conceitos de todo o plano que será desenvolvido até o fim do evento. No total, são três:

Capacitação de Jovens de Comunidades

Aproximadamente 200 mil jovens estão sendo preparados para atuar na Copa de 14 e no mercado de trabalho em geral, por meio do Projeto Coletivo Coca-Cola, presente em cerca de 140 comunidades espalhadas por 14 Estados brasileiros.

Sala de Informática do Projeto Coletivo Coca-Cola.

Reciclagem

Pioneira nesse quesito no Brasil, a Coca-Cola apoia cerca de 250 cooperativas por meio de incentivos para a coleta seletiva, como programas de gestão e equipamentos. A mão de obra e a logística de recebimento e encaminhamento das garrafas PET doadas ao Maracanã será colocada em prática pelos catadores do programa Reciclou, Ganhou.

Vida Ativa

O conceito de vida ativa tem como carro-chefe a Copa Coca-Cola, que desde 2011 vem estimulando a prática de exercício físicos em diversas comunidades de todo País por meio de um torneio de futebol que reúne mais de dez mil jovens divididos em mais de 500 equipes. `

Os campeões de 2012 terão a honra de serem os primeiros gandulas na Copa das Confederações Brasil 2013. A Coca-Cola Brasil dará treinamento específico para todos os 224 gandulas que indicará para a principal competição da Fifa em 2013.

Final feminina da Copa Coca-Cola. Curitiba X Brasilia (Foto: Milton Flores).

A comunicação voltada para o tema começa oficialmente a partir deste sábado (23/02) com a exibição de um filme nos principais canais abertos de televisão. A filial brasileira da agência Wieden + Kennedy comanda todas as ações da Coca-Cola para a Copa de 14, enquanto que a JWT é responsável pelo planejamento de mídia on-line.