Experiência de Marca

Autoridades brasileiras na abertura do RioContentMarket

A cerimônia oficial de abertura do evento, realizada na noite de 19/02, começou ao som de “Ela é carioca”, música de Vinícius de Morais executada ao saxofone para receber a jogadora de vôlei e mestre de cerimônias, Isabel Salgado.

A cerimônia oficial de abertura do RioContentMarket 2013, realizada na noite de 19/02, começou ao som de “Ela é carioca”, música de Vinícius de Morais executada ao saxofone para receber a jogadora de vôlei e mestre de cerimônias, Isabel Salgado. Ao mesmo tempo, uma sessão de fotos na Praia de Ipanema retratava a relação da atleta e de seus filhos, que também são profissionais do vôlei de praia.

Depois de contar sua história e mostrar como se faz negócios na praia, literalmente, Isabel chamou ao palco o presidente da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV), Marco Altberg.

Autoridades presentes na cerimônia de abertura da RioContentMarket 2013.

Entusiasmado com os três mil participantes inscritos nessa edição, Altberg começou agradecendo a presença de Marta Suplicy, ministra da Cultura; Paulo Bernardo, ministro das Comunicações; Sérgio Sá Leitão, secretário municipal da Cultura e presidente da RioFilme; e Julia Levy, superintendente do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Altberg agradeceu também a presença de Ricardo Luiz Rocha Cota, subsecretário de Comunicação Social do Estado do Rio de Janeiro; Rogério Bellini, diretor de negócios da Apex-Brasil; Manoel Rangel, diretor presidente da Ancine; e Leopoldo Nunes, secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura.

“Em nome da ABPITV agradeço também a todos os parceiros que acreditaram no potencial do evento e as 30 delegações internacionais que aqui estão este ano. Temos certeza de que o RioContentMarket se traduzirá em uma iniciativa capaz de aproximar de forma bem sucedida todas as formas de comunicação audiovisual”, declarou Altberg.

Em seguida, muita emoção na homenagem prestada a Jacques Bensimon, ex presidente da National Film Board of Canada, que por anos foi consultor da ABPITV e colaborou para a idealização do RioContentMarket.

Seu filho, Jonathan Bensimon, recebeu as homenagens e o troféu entregue por Fernando Dias, conselheiro federal da ABPITV, como reconhecimento à importância de seu pai para o desenvolvimento da ideia que acabou gerando o maior evento de conteúdo audiovisual multiplataforma da América Latina.

Com mensagens positivas, as autoridades também se alternaram no palco. Sérgio Sá Leitão lembrou que a RioFilme foi a primeira instituição a acreditar e se engajar para a realização do evento.

“Quero agradecer a vocês pela escolha da cidade do Rio de Janeiro para sediar um evento desse porte. É muito bom ver o RioContentMarket chegar a sua terceira edição com o nível de excelência que hoje vemos aqui”, disse Leitão.

A importância da digitalização dentro do contexto audiovisual foi lembrada pelo ministro Paulo Bernardo. “O ministério entendeu a necessidade de se relacionar com a produção de conteúdos digitais criativos e com isso passamos a olhar as comunicações como um todo”, declarou.

Ele destacou ainda a Lei 12.485, agora em vigor, e seu efeito positivo para o setor. “Estou certo de que nesse evento surgirão ideias para fortalecer a indústria criativa pelos próximos anos”, finalizou Bernardo.

Encerrando a noite, a ministra Marta Suplicy foi taxativa em relação ao apoio do Ministério da Cultura a todas as ações que fortaleçam o audiovisual no País.

“Eu tenho a clara percepção de que não há nada melhor para fazer o Brasil acontecer lá fora. O audiovisual tem uma capacidade de inserção da nossa imagem no mundo infinitamente mais forte do que qualquer instrumento que se possa pensar”, afirmou Marta.