A cerimônia oficial de abertura do RioContentMarket 2013, realizada na noite de 19/02, começou ao som de “Ela é carioca”, música de Vinícius de Morais executada ao saxofone para receber a jogadora de vôlei e mestre de cerimônias, Isabel Salgado. Ao mesmo tempo, uma sessão de fotos na Praia de Ipanema retratava a relação da atleta e de seus filhos, que também são profissionais do vôlei de praia.
Depois de contar sua história e mostrar como se faz negócios na praia, literalmente, Isabel chamou ao palco o presidente da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV), Marco Altberg.
Entusiasmado com os três mil participantes inscritos nessa edição, Altberg começou agradecendo a presença de Marta Suplicy, ministra da Cultura; Paulo Bernardo, ministro das Comunicações; Sérgio Sá Leitão, secretário municipal da Cultura e presidente da RioFilme; e Julia Levy, superintendente do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
Altberg agradeceu também a presença de Ricardo Luiz Rocha Cota, subsecretário de Comunicação Social do Estado do Rio de Janeiro; Rogério Bellini, diretor de negócios da Apex-Brasil; Manoel Rangel, diretor presidente da Ancine; e Leopoldo Nunes, secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura.
“Em nome da ABPITV agradeço também a todos os parceiros que acreditaram no potencial do evento e as 30 delegações internacionais que aqui estão este ano. Temos certeza de que o RioContentMarket se traduzirá em uma iniciativa capaz de aproximar de forma bem sucedida todas as formas de comunicação audiovisual”, declarou Altberg.
Em seguida, muita emoção na homenagem prestada a Jacques Bensimon, ex presidente da National Film Board of Canada, que por anos foi consultor da ABPITV e colaborou para a idealização do RioContentMarket.
Seu filho, Jonathan Bensimon, recebeu as homenagens e o troféu entregue por Fernando Dias, conselheiro federal da ABPITV, como reconhecimento à importância de seu pai para o desenvolvimento da ideia que acabou gerando o maior evento de conteúdo audiovisual multiplataforma da América Latina.
Com mensagens positivas, as autoridades também se alternaram no palco. Sérgio Sá Leitão lembrou que a RioFilme foi a primeira instituição a acreditar e se engajar para a realização do evento.
“Quero agradecer a vocês pela escolha da cidade do Rio de Janeiro para sediar um evento desse porte. É muito bom ver o RioContentMarket chegar a sua terceira edição com o nível de excelência que hoje vemos aqui”, disse Leitão.
A importância da digitalização dentro do contexto audiovisual foi lembrada pelo ministro Paulo Bernardo. “O ministério entendeu a necessidade de se relacionar com a produção de conteúdos digitais criativos e com isso passamos a olhar as comunicações como um todo”, declarou.
Ele destacou ainda a Lei 12.485, agora em vigor, e seu efeito positivo para o setor. “Estou certo de que nesse evento surgirão ideias para fortalecer a indústria criativa pelos próximos anos”, finalizou Bernardo.
Encerrando a noite, a ministra Marta Suplicy foi taxativa em relação ao apoio do Ministério da Cultura a todas as ações que fortaleçam o audiovisual no País.
“Eu tenho a clara percepção de que não há nada melhor para fazer o Brasil acontecer lá fora. O audiovisual tem uma capacidade de inserção da nossa imagem no mundo infinitamente mais forte do que qualquer instrumento que se possa pensar”, afirmou Marta.