Com o objetivo de resgatar a memória gloriosa do automobilismo brasileiro, a Velocult – Semana Cultural da Velocidade – chega a sua quarta edição orgulhando-se de aliar esporte e cultura.
Neste ano, relembrará os grandes fatos ocorridos e os protagonistas da principal prova do automobilismo nacional: a ‘Mil Milhas Brasileiras’. Idealizada pelo designer Paulo Soláriz, que já criou troféus para a Fórmula 1 e Fórmula Indy.
A quarta Velocult acontece de 25/02 a 16/03, no Espaço Cultural do Conjunto Nacional, em São Paulo (SP).
Ao homenagear a ‘Mil Milhas Brasileiras’ por intermédio da mostra de carros, troféus e fotos antigas, a Velocult espera receber mais de um milhão de pessoas durante os 20 dias da exposição.
Patrocinadora da Velocult 2013, a Petrobras faz parte desta trajetória do automobilismo brasileiro quando, em 1956, sua logomarca foi exibida na primeira prova da ‘Mil Milhas Brasileiras’.
Os visitantes terão a oportunidade de ver e conhecer a história da ‘Mil Milhas Brasileiras’ por meio de 19 painéis com textos e fotografias, e 15 carros no total, sendo que a maioria deles correu a prova, como a legendária Carretera nº 18 de Camilo Cristópharo, construída nos anos 50; uma Carretera DKW; um Karman Ghia Porsche; um Alfa Romeu GTA; um Alfa Giuletta; um Alfa Romeu JK; um Willys Mark 1; um Alpine 208; e um DKW Malzoni.
A Taça Bardahl da ‘Mil Milhas Brasileiras’, que mede 1,80 metros também estará em exposição, além de um carro da Fórmula Indy. Outra novidade deste ano será a mostra de um carro de corrida dos anos 50 em escala reduzida para experiências táteis dos portadores de deficiências visuais.
A quarta Velocult terá também exposição de fotos antigas, exibição de capacetes de grandes pilotos pintados pela lenda Sid Mosca, miniaturas de carros e troféus históricos.
Mais do que os carros de competição, os visitantes poderão registrar os momentos de alegria empunhando um troféu no alto de um pódio montado especialmente para pais e filhos dividirem emoções.
A quarta Semana Cultural da Velocidade é um evento idealizado pelo designer Paulo Soláriz com apoio da Secretaria da Cultura do Município de São Paulo, Conjunto Nacional, Bardahl, CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), Contini Lemon e Grill Hall Paulista, e com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal.