Em janeiro deste ano, as companhias associadas da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), registraram um aumento de oferta e demando sobre o mês anterior. Embora os números, comparados ao mesmo mês do ano passado – segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – mostram uma queda significativa na oferta total das cinco empresas aéreas, de -7,19%.
“A redução da oferta tem sido uma tendência entre as empresas nos últimos meses, em resposta ao aumento dos custos operacionais”, diz o consultor técnico da Abear, Adalberto Febeliano. A demanda de passageiros também caiu (1,36%), levando a um aumento no fator de aproveitamento de 4,69%.
Ainda no último mês, as companhias produziram 10,2 bilhões de assentos-quilômetros (ASK) e tiveram uma demanda de 8,1 bilhões de passageiros-quilômetros pagos (RPK).
Todas as companhias ampliaram sua oferta no mesmo período, registrando aumento de 4,58% a mais de ASK se comparado ao mês de dezembro de 2012. A empresa que mais aumentou a oferta foi a Trip, com 13,13%, seguida pela Azul, com 10,13% e a GOL com 5,10%. Já a Avianca e a TAM aumentaram a oferta em 2,97% e 1,97%, respectivamente.
A demanda de viagens pelo público em janeiro deste ano também teve aumento para todas as aéreas: 6,79% em relação ao mês anterior (percentual acima, portanto, do aumento da oferta).
A empresa que mais se aproveitou dessa demanda maior também foi a Trip, com 24,75% a mais de passageiros-quilômetros (RPK). Seguido da Azul, com 12,91% a mais, a GOL, com 6,23%, a TAM, com 4,35% e a Avianca, com 3,67%.