Experiência de Marca

Alagoanos ganham prêmio da ONU

O app para smartphones Hand Talk ganhou o título de "melhor aplicativo" no WSA-Mobile. O evento, organizado pela Organização das Nações Unidas, é considerado o maior e mais importante do setor. O aplicativo chegará ao mercado em agosto, de graça.

Produzido por três alagoanos que enxergaram a possibilidade de traduzir textos e fala em língua portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o app para smartphones Hand Talk ganhou o título de “melhor aplicativo” no WSA-Mobile.

O evento, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é considerado o maior e mais importante do setor. O aplicativo chegará ao mercado em agosto, de graça.

O objetivo do Hand Talk é promover a inclusão de portadores de deficiência auditiva, traduzindo em tempo real mensagens de texto, áudio (voz) e em imagens.

Hugo, o personagem animado do Hand Talk (Foto: Divulgação).

É possível, por exemplo, captar o som de uma aula ou palestra, ou fotografar uma revista, jornal ou placa e visualizar a tradução em Libras na mesma hora, pelo smartphone. A linguagem é apresentada por meio de um simpático boneco em 3D, apelidado de “Hugo”.

Os sócios Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz viajaram para Abu Dabi, nos Emirados Árabes, para participar do WSA-Mobile. O aplicativo que eles desenvolveram concorreu com outros quatro projetos finalistas na categoria Inclusão Social. Antes dessa etapa, disputaram contra outros 499 apps.

Equipe do Hand Talk partindo para o WSA-Mobile (Foto: Reprodução/EBC).

“Já era uma vitória poder participar desse evento, toda equipe sabe de sua importância, afinal, trata-se do ‘Oscar dos Aplicativos Móveis’. Estamos muito felizes em saber que o nosso projeto foi considerado por todos os jurados o melhor do mundo, isso nos deixa com mais ânimo para trabalhar”, disse o diretor de tecnologia da Hand Talk, Carlos Wanderlan, em entrevista ao Portal EBC.

Além dos dispositivos móveis, os criadores pretendem disponibilizar o Hand Talk em várias outras plataformas, como em totens em locais públicos e até mesmo nos canais de televisão, em uma forma semelhante às legendas ocultas, conhecidas como Closed Caption.

Fonte: Mariana Coutinho/TechTudo.