De fevereiro a junho deste ano será celebrado em Curitiba o Ano de Portugal no Brasil. Como parte das atividades comemorativas, o Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil (ciclodafotografia.com) será formado por uma Mostra Oficial e uma Mostra Paralela e trará à cidade paranaense, além de oito artistas do país lusitano, a teórica portuguesa de fotografia Margarida Medeiros, doutora em Ciências da Comunicação, cujas palestras acontecem na Universidade Positivo (UP).
Esse será o único evento de artes visuais pertencente às comemorações. Fotógrafos portugueses de diferentes gerações e em estágios diversos da carreira são contemplados pela curadoria da Mostra Oficial do Ciclo.
Entre eles, estão Rodrigo Bettencourt da Câmara, Francisca Veiga, Mariana Marote, Rodrigo Amado, Mami Pereira, João Serra, Teresa Palma, Helena Peralta e Claudia Rita Oliveira. O resultado é um retrato do panorama e das direções da fotografia na arte contemporânea produzida em Portugal.
Para a coordenadora do curso de Jornalismo da UP, Zaclis Veiga, que será mediadora das duas conferências de Margarida Medeiros na UP durante o Ciclo, a programação do evento traz possibilidades aos brasileiros de se reconhecerem na produção e no pensamento dos portugueses e de eles se reconhecerem no que é feito aqui no Brasil.
Zaclis acredita que quanto mais contato se tem com a arte, mais é possível entender de que forma as outras pessoas enxergam o mundo. “Ver e poder conversar sobre esse assunto amplia a alma”, diz.
A abertura de espaços para expor as artes visuais, uma das propostas do Ciclo, para ela, contribui para que esse contato seja cada vez maior e a compreensão do outro e de si mesmo cresça. “A arte está em todos os lugares, a todo tempo. É importante treinar os olhos e saber como absorver e aproveitar isso, conseguir diferenciar o que é e não é arte”, afirma.
Mais informações aqui.