Motivação é o que desenvolve em cada um de nós uma força interior para realizar qualquer atividade e conquistar os objetivos que nos propomos a alcançar. Sem ela, tudo fica mais difícil, e, às vezes, impossível.
Os motivos são pessoais, por isso as empresas precisam desenvolver estímulos para que suas equipes sejam estimuladas permanentemente a buscarem metas e produtividade máximas, movidas por uma motivação coletiva, capaz de unificar em uma mesma direção tantos interesses particulares.
A fórmula para isso está na realização de campanhas de incentivo, que os autores Edmundo Monteiro de Almeida e Renato Avanzi descrevem, passo a passo, em seu recém-lançado livro Marketing Motivacional, com o selo da Editora Saraiva.
Para saber um pouco mais sobre o tema, conversamos com Edmundo M. Almeida, um dos pioneiros no Brasil em planejamento e criação de campanhas motivacionais.
Promoview: Quais os motivos que levaram vocês a escreverem este livro?
Edmundo: Compartilhar com o mercado nossas experiências acumuladas ao longo de vários anos, tanto no trabalho como executivos, quanto como professores.
Quando comecei minhas atividades com o marketing motivacional, o Brasil praticamente não desenvolvia ações integradas e estruturadas. O caminho precisava ser aberto sobre um terreno árido, especialmente por conta do desconhecimento dos executivos e da sua descrença em relação aos resultados que podiam ser obtidos.
Promoview: Essa percepção hoje é diferente?
Edmundo: Felizmente mudou muito, ainda que o caminho não esteja completamente asfaltado. Durante muito tempo imaginou-se que as campanhas de incentivo servissem apenas para aumentar as vendas, por meio de premiações em dinheiro.
Mais recentemente, as empresas passaram a utilizar o marketing motivacional para outras finalidades que podem ser quase ilimitadas. Depende da criatividade e da necessidade de cada organização.
Promoview: Dê exemplos de como se pode utilizar o marketing motivacional com bons resultados.
Edmundo: Ele pode ser utilizado para treinamentos; em campanhas internas como as de segurança, produtividade, limpeza, inovação, economia, entre outras; em ações para o público externo como fidelização, conhecimento de portifólio, parceria no ponto de venda, aumento da qualidade das matérias-primas e muito mais, dirigidas aos clientes, fornecedores e trade.
É extremamente eficaz, também, em aquisições e fusões de empresas, quando é necessário criar sinergia entre duas culturas diferentes e transformá-las em uma única.
Promoview: Falando em matéria-prima, qual é a mais fundamental para a motivação?
Edmundo: Tudo está focado na pessoa. Ela é o ponto de partida e o pódio de chegada. No ser humano estão todas as dificuldades de uma empresa, e, ao mesmo tempo, todas as suas soluções. Por isso, uma campanha bem feita começa pelo conhecimento do público e dos fatores que podem mexer com a sua motivação. Pessoas são a nossa matéria básica.
Promoview: Qual é a receita ou a ‘mágica’ para que isso aconteça?
Edmundo: Para nada do que fazemos com as pessoas existe uma receita pronta. É sempre necessário fazer adaptações para a situação específica. Mas podemos dizer, de forma sintética, que uma campanha de motivação vitoriosa é estruturada sobre as seguintes etapas:
1. Definição dos objetivos da empresa e divulgação a todos os envolvidos; 2. Conhecimento do perfil do público; 3. Desenvolvimento de ações que proporcionem vivências e experimentações motivadoras; 4. Criação de artes com estímulos visuais, auditivos, táteis, palatáveis e olfativos; 5. Formas de reconhecimento e valorização dos participantes; e 6. Critérios de mensuração e comunicação dos resultados obtidos.
Promoview: Seu livro explica como fazer?
Edmundo: Esse é um dos maiores diferenciais do nosso livro. Ele traz informações conceituais que sustentam o passo-a-passo para o planejamento e implantação de campanhas de motivação.
Todas as ações propostas são exemplificadas com estudos de casos reais e avaliações de prós e contras.
Promoview: A quem o livro pode proporcionar melhores benefícios?
Edmundo: A todos os profissionais que trabalham no desenvolvimento de campanhas de incentivo e motivacionais, incluindo os de planejamento, criativos, operacionalização, gestores, estrategistas, executivos de contas, desenvolvedores de pessoas e alunos dos cursos de marketing, publicidade e propaganda e comunicação em geral.
Promoview: Qual o seu conselho mais valioso a esses profissionais?
Edmundo: Invistam todos os recursos necessários para implantarem campanhas bem feitas, porque o Retorno Sobre o Investimento – ROI de todas elas será sempre positivo, o que as torna autopagáveis.
Além disso, o marketing motivacional trabalha com a manutenção, mudança ou implantação de novos comportamentos que, uma vez internalizados pelo público, passam a fazer parte da sua produtividade, proporcionando residuais de ganhos após o final da campanha que permanecem por muito tempo.
Para adquirir um exemplar, solicite aqui.