O ano de 2012 foi proveitoso para os colaboradores dos hotéis mantenedores e para o CCVB – Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau. Foram capacitados colaboradores de 37 hotéis da capital paranaense e Região Metropolitana sobre a arrecadação da Room Tax/Doação para o Turismo.
A campanha “Eu Apoio a Room Tax/Doação para o Turismo” incentiva a concessão voluntária dos hóspedes, arrecadada nos hotéis mantenedores dos Conventions & Visitors Bureau de todo o Brasil. A Room Tax/Doação para o Turismo tem a finalidade de incrementar as ações promocionais do turismo de cada região.
Para ambos – hotéis e o CCVB – estes treinamentos são importantes devido aos esclarecimentos sobre a prática da Room Tax/Doação para o Turismo. Nele são detalhados os benefícios gerados aos hóspedes, facilitando a justificativa da arrecadação e incentivando a percepção do trabalho cíclico e associativo aplicado pelo CCVB.
O treinamento mostra aos colaboradores como funciona a entidade, o que ela é e quais são seus objetivos, para que os turistas possam utilizar melhor seus serviços. Durante os encontros recepcionistas, mensageiros, chefes de recepção e demais colaboradores da hotelaria esclarecem suas dúvidas e passam a entender melhor o que a arrecadação da Room Tax/Doação para o Turismo proporciona para a cidade.
“O retorno dos hotéis tem sido cada vez mais positivo com relação à participação nos treinamentos e esperamos para esse ano envolver ainda mais as equipes de reservas, comercial e gerentes gerais”, conta Tatiane Fagundes, gerente de relacionamento com os mantenedores do CCVB. Em 2012 os encontros reuniram, ao todo, 219 pessoas.
Para começar 2013 o CCVB promove o “Treinamento Intensivo de Verão” no dia 07/02. O encontro direcionado aos departamentos de reservas, comercial e vendas dos hotéis mantenedores, acontece no Salão de eventos SEHA.
“A proposta de realizarmos um treinamento intensivo para esses departamentos é potencializar de forma dinâmica a Room Tax/Doação para o Turismo já no início das suas atividades no ano de 2013, evitando que a rotina acelerada os impeçam de envolver a Room Tax/Doação para o Turismo em suas atividades”, explica Daniela Dolada, responsável pelo relacionamento com os hotéis mantenedores.