A cinco meses do início da Copa das Confederações 2013, o Governo Federal lançou no dia 22/01 o programa Brasil Voluntário para recrutar interessados em trabalhar voluntariamente na competição.
Serão abertas sete mil vagas para as mais variadas áreas – de credenciamento e serviços em aeroportos, a logística e serviços médicos. Outras 4,5 mil vagas serão abertas para quem quiser atuar nas cerimônias de abertura e encerramento do campeonato. As inscrições vão até o dia 16/02 e serão feitas pelo site.
“Este programa é fantástico. Estamos trabalhando em conjunto. Os voluntários, todos sabem, é um elemento de sucesso para eventos desse porte. Levamos o projeto à Fifa e eles adoraram. Isso só complementa o que a gente já está fazendo – destacou Ricardo Trade, CEO do Comitê Organizador Local da Copa 2014.
Além do Ministério do Esporte, as pastas da Cultura, Saúde e Turismo também estão envolvidas, além dos Governos Estaduais e municipais das cidades-sedes.
Os selecionados vão ganhar qualificação preparada por professores da Universidade Nacional de Brasília (UNB). Para a Copa do Mundo, serão 50 mil voluntários, mas o Governo espera esticar este número a um milhão de pessoas.
“Queremos a participação de pessoas dos Países vizinhos, do Mercosul, dos países que falam a língua portuguesa, de todos os segmentos da população. Serão 50 mil do Governo Federal, mas esperamos aumentar esta cifra em 950 mil da sociedade para o Mundial de 14 – disse o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
O programa vai custar cerca de R$ 30 milhões para o Governo. O dinheiro será usado para a compra de 14 mil uniformes, alimentação, seguro e deslocamento dos voluntários.
Os voluntários da Fifa já estão em fase de treinamento para a Copa das Confederações. Estes vão atuar nas áreas oficiais da competição, como estádios, campos de treinamento, hoteis oficiais e IBC.