Está acontecendo em Olinda (PE) a 8ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), considerada o maior evento estudantil da América Latina. O acontecimento vai até 26/01.
Na abertura houve a apresentação do espetáculo Gonzagão – A Lenda, dirigido por João Falcão e show do músico Lenine. Pela primeira vez, as atividades da Bienal acontecem a céu aberto, na Praça do Carmo, uma das principais da cidade.
“Ao ar livre, fazemos parte da fotografia da cidade. A população pode vir e participar ativamente do que a gente pensou e desenvolveu em todos os sentidos, desde o conceito, os debates e as oficinas”, diz o coordenador da Bienal, Rafael Buda. Ele informa que todas as atividades são gratuitas.
Serão cinco dias de teatro, música, cinema, esportes, além de apresentações de trabalhos acadêmicos e de extensão.
A maioria das atividades será dirigida por estudantes selecionados em meio a trabalhos procedentes de todo o País. A mostra universitária apresenta 193 trabalhos selecionados.
O tema este ano é A Volta da Asa Branca, uma homenagem ao sanfoneiro Luiz Gonzaga. Os organizadores explicam que o tema remete a volta dos nordestinos à sua terra de origem.
“Segundo o IBGE, desde 2005, diversos nordestinos retornaram para suas casas. Isso faz com que a gente faça essa reflexão das idas e vindas do povo e como a gente encontra essa perspectiva de alegria, de conquista e de perseverança que nosso povo tem”, diz o coordenador, Rafael Buda.