A Brunoro Sport Business, em conjunto com as consultorias R2, SPV e Gtec Digital, firmou uma parceria com a Federação Internacional de Capoeira (Fica) para desenvolver a capoeira como esporte de identidade cultural no Brasil e no mundo.
O objetivo é fortalecer a atuação institucional e a estrutura da Fica, bem como produzir um projeto de marketing esportivo para a entidade.
“A capoeira representa a alma e as características do nosso País. Mais do que investir em um esporte, estamos trabalhando para promover a cultura e a história do Brasil e de nosso povo ao redor do mundo”, afirma Marcelo Doria, presidente da Brunoro Sport Business.
Entre as ações que serão desenvolvidas estão: mapeamento de todas as propriedades de marketing existentes e potenciais; elaborar modelo de organização e realização para cada etapa do circuito internacional de torneios; reformulação do calendário de eventos e provas oficiais de modo a aumentar a visibilidade e agregando novos patrocinadores.
Todas as etapas do projeto serão desenvolvidas com base em um projeto de marketing esportivo criado para centralizar a Fica como entidade mundial representativa deste esporte.
“Estaremos viabilizando por meio da estrutura desportiva um mecanismo de preservação e difusão do acervo cultural da capoeira em todos os aspectos desta expressão corporal que agrega em seus valores o esporte, o jogo, a dança, a luta, a ginástica, a arte marcial e o teatro, e que democraticamente estão ao alcance de praticantes de todos os sexos, idades e condições sociais”, comentou Sérgio Vieira, presidente da Fica.
Atualmente, a capoeira está presente em mais de 150 países com cerca de oito milhões de praticantes ao redor do mundo. No Brasil, é o 6º esporte mais popular, com cerca de seis milhões de praticantes.
O esporte é uma expressão cultural criada no Brasil por escravos africanos com influência portuguesa e indígena.