A cidade de Ubá, vai receber em setembro 1,8 mil artistas de 118 Países para o Festival Mundial das Artes pela Paz. Os detalhes para a realização do evento foram discutidos na última terça-feira (15/01) em reunião na Universidade Federal de Viçosa, com a presença do diretor de estudos e pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes.
O evento tem como objetivo promover o desenvolvimento do polo turístico e cultural da Zona da Mata mineira. Duas entidades foram constituídas para o apoio internacional ao evento: a Sociedade Mundial das Artes pela Paz e o Comitê Internacional das Artes pela Paz. Ambas trabalham no envolvimento de artistas de países de todo o mundo no festival.
O encontro acontecerá no período de 05 a 15/11. Na programação estão exposições de artes plásticas, espetáculos musicais e de dança, entre outras manifestações culturais. Ao longo dos próximos meses serão realizadas palestras, workshops e oficinas, como parte da estratégia de mobilização para o evento.
A direção artística do Festival Mundial das Artes pela Paz é de Maurício Sherman, conhecido nome do showbusiness nacional.
Segundo os organizadores, o festival é sem fins lucrativos e tem como foco semear a paz por meio da disseminação da cultura. Além de deixar um legado para a região da Zona da Mata mineira, a expectativa é que o evento estimule novas edições em outras cidades de Minas Gerais e do Brasil.