Com a meta de ampliar sua presença no Brasil em 2013, a Land Rover, montadora britânica de veículos de luxo, inicia o ano com uma plataforma de comunicação inédita para divulgar um dos seus modelos mais vendidos, o Freelander 2 Diesel, e propagar o espírito da marca entre os seus seguidores.
Criada pela agência Wunderman, a ação promocional que estreia nesta semana contempla uma robusta estratégia digital – incluindo aplicativo para o Facebook e webfilms –, anúncios para mídia impressa, spots de rádio, além de eventos em algumas concessionárias.
Na primeira etapa, por vários dias, o “Espírito Land Rover” vai se manifestar à noite nas concessionárias emitindo mensagens em Código Morse, por meio dos faróis dos carros.
Em paralelo, diferentes conteúdos – webfilms, manuais de Código Morse, aplicativo, entre outros –, publicados nos canais da Land Rover e nas redes sociais, e, veiculados em spots de rádio, vão estimular as pessoas a decifrar as mensagens e interagir com a marca.
No total, os Land Rover Lovers devem descobrir dez enigmas relacionados com os atributos do Freelander 2.
“Para essa ação, a Wunderman desenvolveu uma tecnologia especial para que ninguém precisasse ficar dentro do carro emitindo os sinais em Código Morse”, conta Paulo Sanna, VP de Criação da agência.
Esta ação consiste basicamente na instalação de uma placa no interior do carro (com circuito eletrônico e programada com as mensagens), que permite que a luz pisque nos horários e nos dias certos.
Na segunda etapa da campanha, com a revelação das mensagens, começam a ser veiculados anúncios impressos que reforçam a assinatura “Freelander 2 Diesel. O espírito Land Rover em todos os detalhes”.
Também será disponibilizado no Facebook um aplicativo que traduz para o Código Morse frases postadas pelos usuários – as mensagens cifradas, convertidas em vídeo com os automóveis piscando os faróis, poderão ser compartilhadas na rede de contatos.
Para completar, no dia 21/01, os Freelanders 2 localizados nas concessionárias vão se manifestar pela última vez, emitindo mensagens em Código Morse com uma oferta especial sobre o automóvel.
A criação da campanha promocional é de Paulo Sanna, Adriano Abdalla, Bruno Mendonça, Diego Ferrite e Luis Paulo Andrade, sob direção de criação de Paulo Sanna.