A cidade de São Paulo foi a escolhida para abrigar o Giffoni Film Festival, que acontecerá entre 28/01 e 01/02 deste ano, no Memorial da América Latina.
Voltado para o público juvenil, um dos grandes diferenciais do GFF é promover a atuação do jovem enquanto jurado do Festival, incentivando o desenvolvimento de um senso crítico, e a interação dele com pessoas de todo o País, bem como com artistas e diretores. O evento é patrocinado pela Redecard e Petrobras.
Criado em 1971 pelo italiano Claudio Gubitosi, o Festival recebe anualmente celebridades, produtores e diretores de cinema, que comandam o intercâmbio e a aproximação de jovens ao universo cinematográfico. Robert De Niro, Jessica Alba, Nicolas Cage, Steven Spielberg, Cuba Gooding Jr e Dianna Agron já marcaram presença no evento.
A edição brasileira do GFF terá como temática de discussão ‘O Amor’, que permeará a base de interpretação dos jurados. “O Giffoni Film Festival propõe uma imersão do jovem não somente com o universo do cinema, mas instiga seu senso estético e crítico com relação aos filmes, e com seu modo de ver o mundo. É isso que nos interessa e estamos com uma expectativa muito grande com o público brasileiro jovem que formará o corpo do júri“ – afirma Claudio Gubitosi.
A organização do GFF Brasil selecionará 400 jovens jurados, entre eles estrangeiros de diversas localidades. Os brasileiros interessados poderão realizar inscrições em escolas parceiras espalhadas pelo País e pelo site do Festival.
O Comitê organizador, encabeçado pelo próprio idealizador do evento, Claudio Gubitosi, selecionará aproximadamente 16 filmes nacionais e internacionais que serão avaliados e premiados segundo escolha do júri mirim subdividido em duas faixas etárias: de 12 a 14 e 15 a 17 anos.
Ao longo dos dias haverá exibição de filmes abertos ao público, sessões fechadas, incluindo pré-estreias, além de palestras e debates. Ao entardecer será promovida programação cultural com shows, espetáculos e oficinas.
Marco Scabia, diretor da Mix Maker Entretenimento e Esporte do grupo Mix Brand Experience, é o grande responsável por trazer o Festival para o Brasil. De origem italiana e frequentador do evento, sempre teve o desejo de trazê-lo para o Brasil. “É um sonho realizado, além de uma oportunidade única para o Brasil de firmar-se no universo do cinema juvenil. Não existe aqui nenhum Festival que se aproxime do conceito proposto pelo GFF”, diz.
O diretor executivo da Redecard, Fabio Herszkowicz, afirma a importância do Festival. “Um dos valores da Redecard consiste em incentivar e disseminar a cultura no País, aprimorando o desenvolvimento artístico e cultural. O Festival de Cinema Giffoni tem relevância não só pelo seu reconhecimento internacional, como também pela sua proposta de estimular os jovens talentos”.