Gifting é o gerúndio do substantivo Gift, oriundo do anglicismo Gift — palavra comum para presente e para dom, dádiva. Simboliza o ritual de trocar objetos, experiências e sensações que se processa de forma ancestral em nossas vidas, nas relações pessoais e nas relações políticas, religiosas e comerciais também, entre marcas e pessoas.
Inspirado em Sociologia, Antropologia, Comunicação e Consumo, Gifting estuda as motivações que estimulam estas trocas, os vínculos que podem ser estabelecidos, as negociações no processo de “dar-receber-retribuir”, os rituais que daí derivam e os ganhos que este processo, quando bem equacionado, pode proporcionar.
O Gifting propicia uma visão geral de tudo o que uma marca oferece, mapeando o que deve ser utilizado em cada ponto de contato com consumidores, fornecedores e colaboradores, possibilitando, então, uma delimitação de seu território e comportamento. O resultado? A percepção clara de que a mensagem “só podia ser de determinada marca”.
Dentre os objetivos deste projeto, estão apresentar o gifting como metodologia prática e eficiente no planejamento estratégico de uma marca; exemplificar a importância da criação de territórios de marca para, a partir daí, propor os rituais proprietários de diferenciação; e demonstrar como o gifting se aplica na propaganda, em eventos, ações de relacionamento, ações promocionais, treinamento e web.
Expert em gifting, Marina Pechlivanis, foi a criadora deste termo, lançado no festival de Cannes em 2010 no seminário Giving is Taken. Marina é publicitária com mais de 20 anos de experiência e sócia-diretora da Umbigo do Mundo, com cases de sucesso no resultado dos clientes e em prêmios nacionais e internacionais. Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM, também integra o Grupo de Estudos Acadêmicos (GEA) da Ampro.
Em quatro anos de criação do termo, foram escritos e publicados mais de 130 artigos para os principais veículos do mercado. Aproximadamente 100 palestras já foram realizadas: da apresentação do termo no Festival de Cannes de 2008 ao Inspiring Ideas HSM, passando por diversas universidades, empresas e associações.
O tema também virou livro (Campus Elsevier, 2009), uma referência no assunto.