Experiência de Marca

Sondagem inédita retrata o trabalho das agências promo

Amostragem inédita e exclusiva foi realizada com empresas de comprovada atuação segmentada nas atividades que teoricamente compõe o marketing promocional. A representatividade geográfica levou em consideração as principais regiões do País.

Inéditos e exclusivos, os números da segunda edição da Sondagem Promo, apresentados na íntegra nas páginas do  Anuário Brasileiro de Marketing Promocional 2013, foram obtidos por meio de entrevistas com as agências participantes do Projeto Anuário durante 2012. Mediante um Termo de Confidencialidade expresso do Grupo Promoview, elas informaram ao longo do último ano os dados que definiram o resultado.

A amostragem foi realizada com empresas de comprovada atuação segmentada nas atividades que teoricamente formam o composto de marketing promocional. A representatividade geográfica levou em consideração as principais regiões do País e sua economia.

Veja abaixo o perfil dentro deste universo segundo declaração dos entrevistados.

Com quantas agências você tem participado nas concorrências?

 

Em média, seis agências são chamadas para concorrências. Número teve pequena redução, mas continua alto. Grandes grupos promocionais estão declinando convites quando os processos não atendem requisitos estabelecidos pela Ampro, que recomenda no máximo quatro participantes em uma concorrência.

 

Para quais atividades seus serviços foram contratados em 2012?

*Engloba organização de eventos ou ações dentro de eventos proprietários ou promocionais, convenções e eventos corporativos, além de planejamento de ações e a operação de estandes em feiras.
** Engloba ações de demonstração, degustação e ações diversas para presença de marca como estandes quiosques, contratação e treinamento de pessoal, uniformes  e materiais diversos aplicados em lojas, shopping centers, academias e outros locais de comércio e concentração de público.

Para qual finalidade seus serviços foram contratados em 2012?

Crescimento da realização de ações de relacionamento tanto para público interno como externo chama a atenção e sinaliza uma tendência para os próximos anos.

 Qual foi a origem da contratação dos serviços de sua agência em 2012?

No que diz respeito à criação das ações realizadas pela sua agência em 2012: 

Tático ou Estratégico?

O estudo também revela o quadro atual para uma velha discussão do mercado no que diz respeito ao objetivo macro do cliente. A voz corrente diz que as agências de live marketing são contratadas apenas para ações táticas. Os dados apresentados nesta sondagem do Promoview mostram que a situação está mudando gradativamente.

Uso de redes sociais

A Sondagem do Promoview perguntou aos entrevistados sobre a realização de ações nas redes sociais em conjunto com a criação das ações de live marketing contratadas.

É a sua agência que está integrando os movimentos nas redes sociais para as ações que é contratada?

Os dados completos da Sondagem Promo além de mais três pesquisas inéditas e exclusivas serão apresentadas na íntegra nas páginas do anuário que teve sua distribuição iniciada esta semana.