Experiência de Marca

Da presunção dos jovens ao Produtores Promoview

"Juniorização" não necessariamente deve ser sinônimo de ineficiência. É claro que nem todo jovem é um bossal. Existem muitos por aí que sabem muito bem o que fazem em seu trabalho, mas são poucos. Pena.

Publicado originalmente em 06/11/12.

Me surpreendo, ainda, com a mediocridade. Não deveria, eu sei, mas fazer o quê?

Me surpreendo ainda mais com a presunção dos nossos jovens profissionais que, quais uma personagem de um filme do Steven Seagal que assisti no domingo, quando uma jovem de uns 29 anos de idade, agente do FBI, neófita em investigações, chega na cena de um crime, onde dois detetives com longa experiência profissional analisam a cena e diz, com certa empáfia: “Estou aqui para ajudar vocês no que for necessário.”

Ao que, o personagem do Steven diz: “É possível que ajude mesmo. Por sua aparência, idade e convicção podia começar analisando o que houve com o morto, os indícios do crime que nos levem ao autor e a análise das perfurações no corpo.” Ao que ela respondeu, ao olhar o cadáver cheio de cortes, com um vômito e um leve desmaio.

“Juniorização” não necessariamente deve ser sinônimo de ineficiência. É claro que nem todo jovem é um bossal. Existem muitos por aí que sabem muito bem o que fazem em seu trabalho, mas são poucos.

Pena. Mas, se considerarmos a péssima formação proporcionada por Universidades que se dizem “para todos”, quando, sabemos, que a Universidade deve ser para quem deseja o meio acadêmico, visto que não há crime em ser técnico, empreendedor ou autodidata, e, também, por uma ideia idiota que não se deve ouvir gente com experiência, os velhos, eles até podem ter certa dose de perdão.

No cliente, não são ouvidos (levados em consideração, nem desejados). São chatos e vão querer mandar mais que a gente (pensa o cliente despreparado para entender que quem sabe, sabe; quem não sabe, se junta para aprender e saber) – que saudade dos bons tempos dos caras de Marketing que sabiam Marketing -, nas agências, alegam que eles são caros e a ideia é substituí-los, tão logo “custem caro” (ignoram o valor do seu conhecimento) por um estagiário encanta muita gente, daí, os estagiários, ao invés de aprenderem com eles querem dar aulas a eles (pode?) com base no que seus “professores” de Marketing Promocional (alguns nunca entraram numa agência. Outros, conhecem o mundo promo de livros. Como isso pode funcionar para o live marketing?) ensinaram nas aulas dentro das salas.

E olha que isso tudo que escrevo é fruto de uma reportagem que vi sobre estudantes universitários e a galera que fez o Enem.

Estamos muito mal de jovens conscientes de seu papel no mercado (e nas sociedade), e, pior, de professores a pautá-los (alguns tão jovens quanto eles, porque as Universidades estão querendo “renovar” seus quadros, na verdade para pagar menos aos professores… quando pagam) nas premissas de que para construir conhecimento é necessário ouvir que o detém primeiro.

Bom. Mudando de “gato pra lebre”, porque nem tudo são misérias… Vamos às boas. Semana que vem pretendo colocar a lista dos indicados ao Produtores Promoview que seria o meu tema inicial e tem tudo a ver com o texto acima – pois tratam-se de profissionais com “P” maiúsculo e experiência de mercado que podem ensinar muita coisa – espero receber as indicações para os candidatos de 2012 dos queridos produtores ganhadores de 2011 até o final desta semana e aí divulgar a lista para votação.

Estou enviando e-mail aos vencedores do ano passado, solicitando seus indicados, mas não tenho os e-mails dos seguintes ganhadores, com os quais desejo falar para acertar a entrega de seus troféus e pedir suas indicações:

ES – Eduardo Marçal – Interação Eventos; Helio Queiroz Filho – Free lancer

GO – Pedro Henrique – Soma Promo; Érika Loiola Gonzaga – Tree Marketing Promocional

MT e MS – Cintia Cristina M. Rotta Oliveira – Free lancer

MG – Tina Vasconcelos – Plural

PR – Fabiana Picolotto – Cecia Promo; Gari Miranda – Free lancer

PE – Aurea Falcão – RGA Comunicação; Ceça Chagas – Infinito

SP – Kadu Sousa – Free lancer; Kadu Sousa – Free lancer

Se eles nos lerem ou alguém souber, por favor nos dê o contato. Caso contrário, aceitaremos indicações para esses Estados do ganhador que temos o e-mail.

Tudo a ver? Nada ver? Vejam vocês. Abraços!