Experiência de Marca

Ação promo da Zurich altera calendário do Brasileirão

A ação de marketing promocional contou com tudo que um jogo de futebol real tem direito: jogadores, técnico, arbitragem, mascotes, crianças e repórteres, porém representados por atores.

Publicado originalmente em 28/08/12.

Zurich Seguros promoveu no último sábado (25/07) uma alteração inesperada no calendário do Campeonato Brasileiro de Futebol. Criada pela 141 SohoSquare, unidade da Grey141, com operacionalização da The Group, a ação promocional surpreendeu o público presente no jogo entre Palmeiras x Santos com a substituição de última hora pelo clássico Corinthians x São Paulo.

A “brincadeira” foi uma continuidade da campanha lançada no ano passado e segue o caminho inverso ao tradicional, mostrando o que a Zurich Seguros ainda não oferece aos clientes – no caso, seguro contra alterações no calendário esportivo.

O objetivo era fazer com que o público vivenciasse uma situação inusitada como essa para reforçar o posicionamento da empresa como a melhor seguradora para estar ao lado do cliente em momentos possíveis de serem segurados, como o de cuidar de seus bens, da sua vida e do seu futuro.

Minutos antes da partida, que aconteceu no Estádio do Pacaembu às 18h30, a agência colocou em campo as equipes do São Paulo e do Corinthians, simulando uma alteração no calendário do campeonato – já que esse clássico estava marcado, na verdade, para o domingo, às 16h no mesmo local.

A ação de marketing promocional contou com tudo que um jogo de futebol real tem direito: jogadores, técnico, arbitragem, mascotes, crianças e repórteres, porém representados por atores.

Ainda houve uma queima de fogos de artifício e o clima necessário para garantir veracidade à ação promocional, que precedia o jogo válido pela 19ª rodada do campeonato entre Palmeiras x Santos. A 141 SohoSquare ainda negociou a participação do locutor oficial do estádio para apresentar a partida e narrar a escalação dos times fakes.

“Nosso objetivo era ir além dos anúncios e filmes que já criamos, os quais colocavam os personagens em situações inusitadas. Agora fizemos com que o público vivenciasse uma dessas ocasiões que mexem com o cotidiano, para que fique clara a mensagem da Zurich Seguros”, comenta o Chief Creative Officer da 141 SohoSquare, Celso Alfieri.

Em sincronia, tudo aconteceu como uma partida oficial, desde a queima de fogos na entrada em campo dos jogadores, ao lado das crianças e dos mascotes, ao aquecimento e entrevistas à imprensa até a arbitragem conferindo as condições do gramado e orientando o posicionamento para o início do jogo.

 

Junto ao apito do juiz, a ação de marketing promocional chegou ao fim com a abertura de uma grande bandeira que revelava: “Ainda não inventamos seguro contra alterações no calendário. Mas você pode contar com a Zurich Seguros para cuidar dos seus bens, da sua vida e do seu futuro”. Em seguida, o jogo entre Palmeiras x Santos aconteceu normalmente.

Sete câmeras espalhadas pelo estádio registraram a reação do público. O embaixador da seguradora, Ricardo Martins, também esteve presente, entrevistando as pessoas no final da partida verdadeira.