Experiência de Marca

É da Aktuell o slogan para a Copa do Mundo de 14

Um grande passo para a Fifa World Cup 2014 foi dado no dia 29/05, quando a Fifa, o Comitê Organizador Local e o governo brasileiro apresentaram “All in one rhythm”/“Juntos num só ritmo” como o<em><span style="color: #000000;"> slogan</span></em> oficial.

Publicado originalmente em 31/05/12.

Um grande passo para a Fifa World Cup 2014 foi dado no dia 29/05, quando a Fifa, o Comitê Organizador Local e o governo brasileiro apresentaram “All in one rhythm”/“Juntos num só ritmo” como o slogan oficial.

Os leitores do Promoview podem assistir ao vídeo da concepção do slogan no site da Aktuell, com depoimento de toda a equipe envolvida. E podem conferir o vídeo oficial no link da TV Fifa.

Desenvolvido pela agência brasileira de comunicação Aktuell, o slogan oficial é muito mais que uma frase. Ele traduz o espírito coletivo da organização do torneio. Ele irá influenciar a criação de temas para ações relacionadas à competição como o Fifa Fan Fest, as cerimônias de abertura e encerramento, briefings para o staff e voluntários do evento, e campanhas para Fifa, COL, cidades-sede, Estados e Governo Federal.

Equipe Aktuell reunida para o lançamento do slogan.

“O slogan oficial é resultado do esforço coletivo entre o Brasil e o mundo do futebol para criar uma mensagem que represente o sabor único que o Brasil trará para a Copa do Mundo da Fifa. Baseado na ideia central do ‘ritmo’, ele unirá torcedores brasileiros e estrangeiros em uma celebração colorida e vibrante pautada pelo ritmo brasileiro” comentou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, na apresentação.

Mario Medina, Maurício Greco (Ford) e Rodrigo Rivellino, presidente da Aktuell.

Como na edição de 2006 do evento, o significado local difere levemente da versão internacional, mas ambos representam a mesma ideia. Em português, a palavra “Juntos” faz um chamado a todos os brasileiros a agirem como anfitriões e embaixadores de seu País na época de preparativos e durante o evento.

O slogan oficial traduz a essência dos cinco pilares que representam o Brasil: sociedade unida, poder de inovação, natureza deslumbrante, futebol vibrante e terra da felicidade.

Sergio Silveira (JWT), Maurício Greco e Rodrigo Rivellino.

“O slogan é um convite aos brasileiros para se juntarem em um enorme senso de orgulho da posição de seu País no cenário mundial e seu papel como anfitrião da Copa do Mundo 2014 da Fifa. É também um convite a todos, brasileiros e visitantes internacionais, por meio da Copa do Mundo, a encontrarem e explorarem o novo ritmo do Brasil: o ritmo da unidade e diversidade, o ritmo da inovação, o ritmo da natureza, o ritmo do futebol e o ritmo da cultura brasileira”, declarou o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo.

Inimigos da HP: a banda animou a festa de lançamento do slogan.

Um total de 26 slogans – incluindo versões locais e internacionais – foram propostos por seis agências brasileiras. Ele deveria não apenas ser consistente com valores e posicionamento da Copa do Mundo de 14 da Fifa e do país-sede, como também deveria passar uma mensagem a todos os brasileiros.

Equipe Aktuell durante a transmissão oficial da Fifa.
Bruna Magri (Aktuell) e Roberto Rivellino.
Rodrigo Rivellino.
Rodrigo Rivellino comemora o feito cantando com a banda Inimigos da HP.