Publicado originalmente em 19/06/12.
A primeira frase que ouvimos hoje pela manhã no Palais: os brindes num festival como este, para a nata da criatividade mundial, decepcionam. Estamos crescendo em volume e qualidade de cases, comprovado pelos Leões deste ano que serão divulgados no final da tarde de hoje. Entretanto, a prática da disciplina parece funcionar sob a máxima “casa de ferreiro, espeto de pau”.
Os melhores cases de promo e ativação do mundo, focam em “multimeios”, usam e abusam das redes sociais e valorizam cada vez mais a cultura gaming. Nas palavras do presidente do júri deste ano, Nick Worthington, durante a coletiva de imprensa, “P&A sumariza o que entendemos por comunicação integrada“. Mas nós complementamos, com toda a experiência deste mercado e acreditamos que vocês irão concordar: a ativação encontra-se nos pequenos detalhes.
Fugindo das frases prontas, encontramos algumas pequenas ações interessantes do ponto de vista das novidades sobre brindes, promo e ativações no Palais. À exceção do rooftop do Palais, inaugurado este ano, onde acontecem eventos, ações especiais de marcas e agências e onde almoçam os jurados diariamente, nada efetivamente surpreendente.
A tradicional bag de Cannes este ano aderiu à simplicidade das sacolas de tecido – que acabam sendo muito mais úteis do que as pastas dos anos anteriores, usadas apenas durante o festival.
Parece que a equipe se deu conta da importância dos delegados em colocar a marca para circular por todo o mundo, durante o resto do ano. Superpositivo. A quantidade de papéis dentro da bag, no entanto, ainda assusta. Mas, voilá, um passo de cada vez.
O espaço do YouTube deste ano também deixa a desejar em comparação com as edições anteriores. Nada se compara às “pixações digitais” e tampouco ao filminho do urso, de 2011. Ele também está menor: se antes haviam dois espaços separados, hoje apenas um estande (um grande estande, diga-se de passagem) reúne espaço de chill out, uma rede para quem quiser relaxar, em uma das esquinas (difícil relaxar ali, mas…) e um daqueles brinquedinhos que apelam ao vintage, onde uma mão mecânica tenta pescar um brinde. Fraco. Por fim, pode-se tirar uma foto engraçada em um grande mural e levá-la para casa impressa em um postal. (Ok, e a experiência com vídeo, onde se encontra!?)
Apesar do YouTube não ser o centro das atenções como outrora, pelo menos tem o mérito de não repetir uma ativação. O que não acontece com os chineses, que variam o tema de 2011.
No estande deles, pertinho do Estadão e em frente à Abedesign, é possível ter um postcard com foto tirada no local. Mas eles nos levam numa ação promo interminável com demasiados passos a serem cumpridos. Como diz o slogan, a China tem espaço para qualquer ideia, não importa o tamanho, só é pena que ideias grandes e engajamento eles não tenham trazido para Cannes.
Continuaremos falando dos espaços promocionais nas áreas do Festival durante os próximos dias. Fique ligado no Promoview.