Experiência de Marca

Ikea ajuda 200.000 canadenses a mudarem de casa

A Ikea é mais que uma loja de mobiliário mundialmente conhecida, é também uma das empresas mais originais e criativas na sua comunicação, muitas vezes nos surpreendendo com ações bem simples mas eficazes.

Publicado originalmente em 1º/06/12.

A Ikea é mais que uma loja de mobiliário mundialmente conhecida, é também uma das empresas mais originais e criativas na sua comunicação, muitas vezes nos surpreendendo com ações bem simples, mas eficazes. Não tem como não concordar com isso, mas se ainda não está convencido, veja só.

Em Quebec, no Canadá, o dia 07/07, é um dia de mudanças. Praticamente todo o mundo está se mudando nesse dia, muito simplesmente porque é a data em que a maior parte dos contratos de arrendamento acabam. Já deu para imaginar a confusão de ter 200 mil pessoas se mudando num cidade de pouco mais de um milhão de habitantes.

Aproveitando esse fato, a marca sueca aproveitou para ajudar as pessoas com a ação Moving Day. Como? Disponibilizando caixas de papelão com instruções impressas, cupons de desconto nas lojas Ikea e até a oferta de uma refeição no café da loja. Depois foi só distribuir as caixas pelas ruas, em vários meios, e esperar que as pessoas as recolhessem. Mais simples que isso era complicado.

Essa ideia valeu à Leo Burnett Toronto um Effie na categoria Meios, recentemente. O case pode ser acessado aqui.