Publicado originalmente em 29/05/12.
Por Juliana Quadros
O aquecimento do mercado, em todas as áreas, exige que empreendedores e empresários à frente das organizações estejam preparados para enfrentar a concorrência e se destacar no mercado. Na era em que vivemos, onde o crescimento do País é expressivo, há mercado para todos, mas é preciso ter competência para gerenciar o negócio.
Embora muitas vezes pareça impossível se destacar, já que todos estão em busca desse diferencial, as empresas acabam esquecendo que simples ações podem fazer a diferença para clientes finais e também aos colaboradores. Inovar, elogiar, modernizar, doar. São quatro verbos que se aplicam tanto fora quanto dentro das organizações.
É preciso, antes de qualquer coisa, ouvir e compreender as necessidades e desejos do público interno e externo. Para isso, uma comunicação clara, bonita, objetiva e leve é fundamental.
Atender uma demanda interna pode fazer o resultado crescer no final do mês e deixar o ambiente de trabalho harmonioso. Por outro lado, escutar o seu público consumidor e modernizar produtos e serviços também é essencial para a continuação do negócio no mercado.
Ter iniciativa é importante, porém, o que faz a diferença é a continuativa. Pensar na comunicação interna e externa, reavaliar as estratégias do negócio, construir e consolidar a imagem da marca, revisar focos e objetivos e (re)alinhar posicionamento quando necessário devem ser ações constantes.
As organizações devem conhecer o seu mercado, entender os desejos dos seus públicos e se organizar para atendê-los. A partir daí, é possível vender melhor o que o mercado quer.
Entretanto, é preciso saber os apelos que funcionam para a comunicação de acordo com o público em questão. Vamos além do racional. O público quer emoção, quer proximidade, envolvimento. Precisamos tocar o coração das pessoas, estar atentos aos novos canais pelos quais se comunicam e entender seus anseios.
E, então, oferecer uma inteligência competitiva às marcas a fim de dar a elas a oportunidade de se destacarem no mercado. É se especializar no seu negócio e no seu público para traçar estratégias que atendam as necessidades da marca e a mantenha sempre no topo.