Experiência de Marca

Rock in Rio e a arte de motivar ativações de marca

Em entrevista para o Promoview no dia 16/05, Roberta Medina falou sobre como o evento consegue motivar os seus patrocinadores a dar grande enfoque para as ações de marketing promocional.

Publicado originalmente em 18/05/12.

Em entrevista para o Promoview no dia 16/05, Roberta Medina falou sobre como o evento consegue motivar os seus patrocinadores a dar grande enfoque para as ações de marketing promocional.

A executiva reforçou a importância de estimular as empresas patrocinadoras para que vão além do tradicional e ousem nas ativações de marca durante o evento. “No início foi  difícil propor ações mais inovadoras e, embora não haja uma obrigatoriedade, sempre sugerimos que o caráter de experiência seja intensificado”, conta Roberta.

 

A preocupação com cada detalhe da Cidade do Rock foi o tom da entrevista dada com exclusividade ao Promoview

A justificativa para este pedido, junto a patrocinadores ainda não habituados com a linguagem do marketing promocional, não poderia ser mais simples: os participantes de um evento de entretenimento podem levar uma peruca, ou um sofá inflável com a marca do patrocinador, ou ver uma faixa, painel, 3D, ou o aparato mais tecnológico que haja com a sua logo e, no ano seguinte não lembrar mais. “O que com certeza eles não vão esquecer é o que sentiram enquanto interagiaram com todos esses elementos, em meio a uma experiência maior, que falou a sua língua  – e que, no nosso caso, é a música“, finaliza.

Um dos exemplos antecipados com exclusividade ao Promoview é uma ação interativa, que inclui projeção de 3D e videomapping no estande do Banco Millennium BCP, patrocinador português já há vários anos.

Millennium é responsável pela área VIP do evento e, na edição de 2010, fez poucas ativações no local. Já, em 2011, em parceria com outras marcas, fãs europeus tiveram a chance de participar do Rock in Rio na cidade do Rio de Janeiro com tudo pago. E este ano o que promete animar a festa é um palco para que todos os participantes tenham a chance de se sentir verdadeiras estrelas.

O caso Millennium é um interessante exemplo da evolução das marcas no aprendizado da cultura da experiência. Cultura esta que tem uma receita aparentemente simples: “Consideração com o cliente, foco nos detalhes e olhar dedicado”, ensina Roberta.

Água Serra da Estrela Rock in Rio

O detalhe pode ser um detalhezinho, como ter uma faixa bem presa onde deve estar, ou um grande detalhe, como a forma que os promotores recebem os visitantes em um estande. E, em se tratando do Rock in Rio como um todo, esse cuidado e dedicação passa, ainda, pela marca da empresa na garrafa de água parceira do evento, e no olho no olho da organizadora, que mesmo em um palco, diante de algumas dezenas de jornalistas consegue conectar individualmente com cada um.

Sobre fincar a bandeira em outras “Cidades do Rock” pelo mundo, Roberta foi contida nos detalhes: “estamos aguardando ansiosos o primeiro Rock in Rio na Argentina, que acontece em Outubro e entusiasmados com essa oportunidade”.

Um talento? Mais provável que seja um aprendizado, herdado das suas próprias experiências em eventos por onde passa e, principalmente, da forma dedicada de olhar para o mundo à sua volta.

Pen drive distribuída aos jornalistas
A bicicleta usada pelos produtores também contribui com o objetivo de deixar uma pegada zero de carbono.
Roberta Medina flagrada posando para foto com malabares na recém inaugurada Rock Street de Lisboa.