A Umbigo do Mundo tem um conceito de agência que explora possibilidades no mundo da comunicação.
A Umbigo Comunicação Integrada planeja, cria e executa campanhas e ações promocionais. A Umbigo Gifting é a unidade especializada em política de rituais de troca e rituais de valor para as marcas. Já a Umbigo Genius é focada em apresentações corporativas inteligentes, e a Umbigo FEX, é um sistema de gerenciamento, organização e criação de jobs para franquias de todos os tamanhos, dentro e fora do Brasil.
Em 13 anos de atuação no mercado, merece destaque o planejamento estratégico da agência, que resultou em diversos prêmios nacionais e internacionais como o Globes Awards e o FIP.
Consultora em gifting, Marina Pechlivanis, sócia-diretora da agência, é graduada em Comunicação Social, Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP, e coautora do livro “Gifting”, conceito que cunhou e apresentou durante o I Workshop de Marketing Promocional do Festival de Cannes, em 2008.
Planejamento Estratégico Para Parceria Entre Giraffas e Cartoon Network
A rede de restaurantes Giraffas e o canal Cartoon Network estão juntos na criação de uma divertida ação na web. Com o conceito “Parque de Diversão”, o portal do Cartoon Network abriga a seção “GiraTurma”, onde as crianças podem baixar wallpapers, vídeos, e, ainda, se divertir com as opções de jogos, como o “GiraCome-Come”.
A ação inclui site customizado da rede Giraffas dentro do site do Cartoon Network. Para divulgar a ação “GiraDiversão Giraffas”, foram inseridas vinhetas customizadas no canal, além de formatos diferenciados na web.
Boa alimentação se aprende brincando. E desde o dia 29/05, quando a brincadeira foi implantada, o site teve mais de 19 mil visitantes únicos, que geraram mais de 286 mil page views.
Consultoria de Gifting para o Dia dos Namorados do Shopping Center Norte
A Umbigo do Mundo recebeu a tarefa de criar um projeto diferenciado para o Shopping Center Norte comemorar o Dia os Namorados. A cada R$ 250,00 em compras entre os dias 01 e 12/06 nas 331 lojas do empreendimento, o cliente recebia um cupom para concorrer ao sorteio de duas viagens para Santiago, no Chile, e a 25 pares de bikes. Compras na máquina Cielo representavam cupons em dobro.
Mas, por que viagem? E por que bike?
O apelo de saúde e prática de esportes foi o ponto de partida para a concepção do projeto “Paixão & Saúde” traduzidos na ação “Unidos pelo destino”. Conceitos como “viver bem”, “qualidade de vida”, “incentivo à utilização de bikes”, mais que uma grande tendência mundial, são uma realidade.
Um forte aliado da estratégia foi o bom momento da cidade de São Paulo com tantas ciclovias. Calçada nesses pilares nasceu a ideia foi oferecer um gift condizente, associado a uma viagem para um destino internacional onde se pudesse fazer passeios de bicicleta.
Identidade de Marca para o Transamérica Comandatuba
A comunicação visual do Transamérica Comandatuba, que há 20 anos mantinha suas características originais, foi revitalizada no primeiro semestre deste ano.
“Nossa proposta foi tornar a marca mais contemporânea, a começar pelo nome do espaço: o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba se transformou em Transamérica Comandatuba, com uma tipologia mais forte, sustentada por um grafismo de coqueiro. A partir desta mudança, toda a linguagem visual e conceitual foi revisitada, trazendo um novo posicionamento, o de ‘Uma ilha com muitas histórias para contar’”, explica Marina Pechlivanis, sócia-diretora da Umbigo do Mundo.
A comunicação está mais próxima dos hóspedes. “Novas fotos foram produzidas, retratando o clima da ilha em todas as peças de comunicação. Muita cor e muita leveza para dialogar com o sofisticado consumidor do Transamérica Comandatuba”, detalha Marina.
“Para o diretor do hotel, Heber Garrido, a mudança é natural e reflete uma dinâmica própria do empreendimento: “A evolução da marca foi natural e reflete o posicionamento do resort: aperfeiçoamento constante e atualização aliada a uma expertise de excelência em hospitalidade. Um exemplo está no ícone da nossa marca, o coqueiro. Ele foi preservado e ganhou linhas mais contemporâneas, além de uma nova tipologia que remete a um universo de bom gosto e relaxamento, com personalidade leve e divertida”.
Ação de Gifting no Dia das Mães no Shopping Tamboré
Pensando em fazer uma homenagem às mães, a Umbigo do Mundo criou a ação promocional “Minha Família Feliz” para o Shopping Tamboré, de Barueri (SP).
“Norteamos a estratégia de gifting em dois conceitos consagrados pelo imaginário das pessoas: os tradicionais pingentes que as mamães usam para demonstrar a quantidade de filhos que têm, e os adesivos de carro com o desenho da família feliz, que viraram uma nova mania”, destaca Marina Pechlivanis.
A participação era bastante simples: a cada R$ 200,00 em compras nas lojas do mall, o cliente poderia retirar uma embalagem de veludo com cordão e pingente. Eram seis opções, para todos os tipos de família: mãe, pai, filho, filha, e também gato e cachorro.
Ação do Giraffas na Corrida Cartoon
Em sua segunda edição no País, a Corrida Cartoon, que aconteceu no dia 22/09 na Chácara do Jockey, em São Paulo (SP), atingiu seu objetivo de inscrições: 2.500 duplas participaram da prova, na qual a criança e seu acompanhante (responsável maior de 18 anos de idade) correram unidos por uma fita, promovendo uma maior integração da família.
Como o esporte tem tudo a ver com o posicionamento do Giraffas para o público infantil, a Umbigo do Mundo vislumbrou na Corrida Cartoon uma ótima oportunidade para reforçar o papel da rede de restaurantes como motivadora de um estilo de vida saudável para crianças e teens, e a ação desenvolvida pela agência incluiu:
• Três tendas Giraffas para entrega dos kits pós-corrida;
• 5.000 kits pós-corrida – o saquinho de lanche do Giraffas serviu de embalagem para duas frutas (maçã e banana), um suco Del Valle e um guardanapo;
• criação de tiara Giraffinha – mascotes vestidos de girafas vão coroar todas as crianças que participaram da prova;
• entretenimento Giraffas: no palco do evento, o apresentador do Cartoon, Tio Rodrigo, fez brincadeiras com as crianças participantes, e dez delas receberam prêmios.
Planos para 2013
“Estamos planejamento um ano de crescimento e de concretização de diversos projetos, especialmente com o conceito de gifting, nossa forma de enxergar e fazer negócios. O gifting estuda e desenvolve novos pontos de contato para as marcas, ampliando a comunicação corporativa em plataformas como rituais, lendas, amuletos, memórias e protocolos”, diz Marina.
“Inspirado em conceitos da Sociologia, Antropologia, Comunicação e Consumo, o gifting localiza dons, dádivas e virtudes de uma marca — seus diferenciais competitivos — gerando uma matriz de informações preparada para ser multiplicada, de forma integrada, em canais como propaganda, endomarketing, treinamento, varejo, eventos e redes sociais. Afinal, uma marca é tudo aquilo que ela oferece”, complementa a sócia-diretora da Umbigo do Mundo.
“O gifting, quando bem planejado e implementado, estimula o relacionamento entre marcas e pessoas, tribos, culturas e tradições. Essa valiosa troca é poderosa: dependendo de sua intensidade, pode interferir em hábitos de consumo e inclusive entrar no universo particular dos consumidores”, finaliza a consultora no assunto e sócia-diretora da Umbigo do Mundo, Marina Pechlivanis.