Com oito empresas especializadas em marketing promocional ou live marketing, o Grupo Talkability, dos sócios Fernando Figueiredo e Mentor Muniz Neto encerra mais um ano com resultados satisfatórios e muitos planos para 2013.
Entre as metas da holding está o lançamento de um plataforma inovadora que envolverá tecnologia e varejo, novos investimento na área digital e a consolidação da atuação de todas as agências do grupo – Bullet Promo, Bullet Trade, Bullet Eventos, Pocket Bullet, Dos Mesmos Criadores, Objeto Direto, Amostra Click e Inflama Rio, essa última inaugurada nesse ano.
Em 2012, o Talkability entregou 735 projetos e registrou crescimento de 23% em relação ao ano anterior, graças a um volume crescente de entregas a clientes já atendidos pelo grupo e também pela entrada de novos anunciantes em seu portfólio, como Samsung, Oi, Tintas Coral, Fast Shop, Bradesco Seguros, Nissan, Honda, Hyundai e Peugeot.
Outra conquista importante foi a conta de esportes da Sadia, que hoje apoia modalidades como esportes aquáticos, judô e ginástica olímpica.
Um dos projetos realizado pela Bullet Eventos para o anunciante foi o evento com a participação dos atletas da Seleção Brasileira de Judô que participaram das Olimpíadas de Londres e cerca de 50 crianças do projeto social de judô do Centro Educacional Unificado de Paraisópolis (CEU).
Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer e participar de uma aula coletiva com os judocas. Ao final, a marca fez a doação dos tatames para a União dos Moradores de Paraisópolis.
Essa conquista, aliás, pode ser considerada o primeiro resultado do Hub de Conteúdo inaugurado pelo grupo nesse ano. Chamado de Bullet Sponsorship Screening System, esse hub mensura e compara a efetividade de cada patrocínio ou ação de ativação a ser considerada, nada mais adequado para uma marca que quer amplificar o retorno de seus investimentos.
Mentor Muniz Neto, vice-presidente de criação do Talkability, afirma que “O mercado está carente de visão estratégica e imparcial, que mensure e avalie para os clientes como e de que forma seu investimento pode ser melhor rentabilizado”.
Referência num setor em que atua há 24 anos, o Grupo Talkability preocupa-se sempre em fomentar a atividade, participando das discussões sobre as práticas realizadas e também investindo na formação de profissionais e no desenvolvimento de produtos e ferramentas que visam melhorar a efetividade do marketing promocional.
“Nesse ano, passamos a oferecer também um relatório de tendência para o varejo, o Bullet Love Trends, que pode ser customizado de acordo com o mercado de interesse do anunciante e, ainda, o PromoGenerator, portal que aponta os diversos caminhos para a realização de uma ação promocional, seus benefícios e metodologias”, conta Neto.
“Nossa equipe sempre foi bastante consultada por outros profissionais de comunicação e essa foi uma solução para responder mais facilmente todos os questionamentos, dividindo o conhecimento com o mercado”, completa.
Entre os projetos realizados, Neto destaca que a equipe prepara-se para lançar o sorvete de Skol, projeto criado e desenvolvido pela Bullet Promo. Com previsão para chegar ao mercado em janeiro, a novidade será distribuída na versão em massa no pote de 150 ml e promete unir a cremosidade com o sabor da cerveja.
A venda, que será feita só para maiores de 18 anos de idade, terá tempo limitado em bares selecionados de São Paulo e Rio de Janeiro. A marca ainda estuda a possibilidade da venda pela fan page no Facebook.
Das empresas do grupo, a Bullet Eventos é a que mais cresceu em 2012. A agência foi responsável, por exemplo, pela criação do espaço Galaxy Studio no Shopping JK Iguatemi.
A ação incluiu uma série de atrações, entre elas uma festa que contou com a participação do estilista Alexandre Herchcovitch como DJ e de celebridades, como Paulo Henrique Ganso, Giovanna Ewbank, Bruno Gagliasso, Fernanda Paes Leme e Tiago Abravanel.
A Bullet Eventos também participou da 27ª edição do Salão do Automóvel, com a criação e a produção dos estandes da Honda, da Hyundai e da Peugeot. Durante 12 dias, os espaços foram palco para tecnologia, inovação e design. Nos bastidores, o trabalho da equipe durou quase seis meses e contou com a ajuda de mais 40 profissionais temporários.
Além disso, a Bullet Trade uniu forças com a Bullet Promo para operacionalizar a maior promoção da PepsiCo Brasil nesse ano, a “Invasão Angry Birds”, que envolveu as marcas Doritos, Ruffles, Toddy e Mabel. Para a realização da ação promocional, foram contratados 260 funcionários temporários, entre promotoras e supervisores.
A Bullet Promo também foi responsável por ativar a marca Doritos, patrocinadora master do Sónar 2012, nos dois dias do festival que aconteceu em maio.
Além de distribuir mais de 50 mil amostras de um novo produto, o Cool Ranch, a agência produziu um espaço interativo de 70m², onde todas as fotos postadas no Instragam com a hashtag #doritossonar, eram levadas para casa como lembrança. As imagens também ficaram expostas em um varal no mesmo espaço.