Experiência de Marca

Movimento pede Barbie careca na luta contra o câncer

Um movimento on-line de meninas com câncer nos EUA está pressionando a Matel, fabricante da boneca Barbie, para que esta produza uma boneca careca.

Um movimento on-line de meninas com câncer nos EUA está pressionando a Matel, fabricante da boneca Barbie, para que esta produza uma boneca careca.

Por meio de uma página de fãs do Facebook, uma organização social de luta contra o câncer arrecadou mais de 50 000 “curtir” para a iniciativa de fazer uma Barbie careca.

A ideia é que um dos ícones femininos em forma de brinquedo mais famosos do mundo auxilie meninas que sofrem de câncer, ou meninas que têm um parente do sexo feminino sofrendo com a doença temida, a aceitar a alteração física que envolve o tratamento com quimioterapia.

Além do tremendo esforço físico envolvido em uma doença como o câncer, para as mulheres e meninas um dos efeitos físicos sofridos durante a doença é a perda de cabelo. Por esta razão, a iniciativa surgiu e a petição por uma “Bela Barbie Careca” foi lançada poucos dias antes do Natal.

A história da boneca lendária tem mais de meio século, e durante esse tempo a Mattel tem recebido todos os tipos de críticas, especialmente quanto à forma como os brinquedos criaram estereótipos de beleza inatingível entre as meninas no mundo.

De acordo com informações da Associated Press, outra crítica para a marca é a sua baixa adesão à ações de responsabilidade social para causas que afetam as mulheres. A agência informou que um dos fãs escreveu na página Mattel “Se vocês fizeram bonecas que inspiram as meninas sobre carreiras porque não fazer uma boneca que as inspire a combater o câncer?”.

Até agora, os criadores da campanha não receberam nenhuma resposta da marca. Eles esperam, porém que se não a Mattel, outra empresa de brinquedos tome a iniciativa.