Experiência de Marca

Alunos do Volkswagen Viva a Dança dão show de talento

Um vídeo com depoimentos de pais e de profissionais participantes do projeto mostrou a importância que a iniciativa teve não somente na vida das crianças, mas nas vidas de todos os envolvidos.

Em evento realizado na noite de 18/12, em São Bernardo do Campo (SP), 120 crianças e adolescentes do Volkswagen Viva a Dança – projeto patrocinado pela Volkswagen do Brasil em parceria com a Bellini Cultural e o Ministério da Cultura – se apresentaram durante espetáculo de dança contemporânea, cuja abertura foi feita pela gerente executiva de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Claudia Birle, e da secretária de educação de São Bernardo do Campo, Elaine Lindolfo.

Um vídeo com depoimentos de pais e de profissionais participantes do projeto mostrou a importância que a iniciativa teve não somente na vida das crianças, mas nas vidas de todos os envolvidos.

“Ver a minha filha dançando no palco foi a realização do nosso sonho, meu e dela. O projeto só trouxe coisas boas para a Laura como melhoria do rendimento escolar e da forma dela se relacionar com as pessoas”, disse Roberta da Mota e Silva, mãe de uma das alunas do Volkswagen Viva a Dança.

Assim como os pais, as crianças também aprovam o projeto e reconhecem seus benefícios. “Durante as férias, eu não via a hora de voltar às aulas para retomar os ensaios. É muito legal porque a gente aprende a dançar e se diverte muito”, afirmou Liriel de Oliveira, de dez anos de idade. A pequena dançarina também reforça que percebeu uma grande mudança em seu comportamento: “Senti que comecei a ficar muito mais calma, já que podia usar toda a minha energia durante as aulas. O relacionamento com a minha família, principalmente com o meu padrasto, melhorou muito”.

Para Claudia Birle, gerente executiva de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, ver a transformação positiva que o projeto trouxe para as crianças e suas famílias é muito recompensador. “É um orgulho para a Volkswagen do Brasil patrocinar um projeto tão maravilhoso como esse e contribuir para que jovens do entorno de nossa fábrica de São Bernardo possam se aproximar da arte e da cultura, além de formar cidadãos de bem”, disse a gerente.

Além de oferecer oficinas gratuitas baseadas em técnicas de dança contemporânea, desenvolvendo a conscientização sobre o corpo, a coordenação motora, a criação e a improvisação, o Volkswagen Viva a Dança oferece aos jovens aprendizado sobre cidadania e saúde contando, para isso, com profissionais da dança e da educação e acompanhamento de psicólogas e assistentes sociais.

O projeto está sendo realizado na Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Benedito José de Moraes, localizada na região do Montanhão, em São Bernardo do Campo (SP), e já atende 120 alunos, com faixa etária de seis a 12 anos. Por meio de representantes comunitários, a seleção dos jovens foi feita com priorização às crianças e adolescentes com maior fragilidade social.

As aulas têm duração de 1h30 cada uma e são ministradas duas vezes por semana na própria escola, sendo que os alunos também recebem um kit lanche nesses dias, além de uniforme e mochila.