Então, começaram as aulas e nós do Promocitários estamos superafins de saber o que você encontrou de novo na sua volta.
Ah, serve também pra você que está chegando na Faculdade de Comunicação para estudar. Aí a pergunta será outra: Sua Instituição vai te formar em Comunicação ou em Publicidade e Propaganda?
Os questionamentos são recorrentes, eu sei, para quem nos lê, mas são fundamentais para quem quer aprender Comunicação, sair da Faculdade e encontrar a porta aberta no mercado de trabalho. Mais importante ainda para quem busca encontrar no meio acadêmico uma formação que ajude seu desempenho na empresa em que trabalha, é o caso de quem está fazendo um curso porque quer se qualificar.
Mais importante ainda porque, nos últimos anos, o que se tem visto são Cursos de Comunicação espalhados pelo País formando centenas, milhares até, de alunos em Comunicação que não conseguem sequer estágios, quanto mais vagas no mercado de trabalho como publicitários (porque será?).
Enquanto as Universidades não atentarem que os cursos de Comunicação estão, em sua enorme maioria, com louváveis exceções, é claro, defasados, ensinando o que não se pratica, num mercado cada vez mais 360, com disciplinas que se renovam dia-a-dia, onde as noções de mídia não são mais as que estão nos livros e o papel, importante e significativo da Publicidade e da Propaganda, estão muito mais claramente definidos no escopo da Comunicação Integrada e com o Marketing Promocional ocupando um papel bem mais relevante tanto na estratégia de Comunicação quanto no budget do cliente, mas, basicamente ignorado nas salas de aula.
Aí, acho covardia não alertar, cutucar e abrir os olhos dos estudantes, a fim de que cobrem novidades às suas Instituições de Ensino. Que sejam palestras, opções extracurriculares, uma disciplina nova, professores mais antenados e/ou oriundos do mercado (mesmo sabendo o quanto isso é difícil hoje, por conta das limitações do Ministério da Educação quanto à contratação de professores sem mestrado).
Enfim, quando será que vão acordar para nova realidade do mercado que anseia por profissionais com uma formação mais ampla e verdadeira de Comunicação, que respondam às necessidades dos clientes que cobram hoje muito, mas muito mais que Publicidade e Propaganda?
Pois é. Talvez eu tenha feito a pergunta errada no início desse texto. Talvez eu devesse perguntar: para quem está voltando – Você encontrou tudo de novo do jeito que deixou na sua Universidade?
E para quem está entrando: Vai se formar em quê? Pra quê?