A execução orçamentária do Ministério do Turismo foi recorde em 2012: chegou a 90,6% em novembro e fechará dezembro em 99%.
A afirmação foi do secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Moysés Simão, ao apresentar o balanço da execução orçamentária e financeira em 2012, na 37ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), que aconteceu na última quinta-feira (13/12), em Brasília (DF).
“Recursos financeiros não faltaram. O Ministério do Turismo já pagou, efetivamente, R$ 1,011 bilhão, até agora, para desenvolver suas ações”, afirmou o secretário-executivo. Valdir Simão acrescentou ainda que, até o último dia 07/12, 82% do orçamento da Pasta já tinham sido empenhados. “Nossos gastos são qualitativos, 76% deles são destinados a investimentos”, completou.
O secretário-executivo do MTur lembrou que hoje, a Organização Mundial do Turismo celebra a marca inédita de um bilhão de turistas em viagens pelo mundo em 2013. “Esse é um marco histórico, temos que comemorá-lo. Reforço o pedido para que todos vocês se juntem a nós nessa comemoração. Imaginem o potencial de um bilhão de pessoas contribuindo para a economia mundial”, disse Simão, que ganhou aplausos da audiência.
O secretário Nacional de Políticas de Turismo e secretário-executivo do CNT, Vinícius Lummertz, apresentou aos conselheiros a Agenda Estratégica do Turismo – 2013-2022, que dará consequência objetiva às ações do Plano Nacional de Turismo (PNT), possibilitando a materialização do 1º PNT em Ação.