A adoção de práticas sustentáveis e de baixo impacto ambiental na construção civil é um caminho sem volta. E o sucesso da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional & Expo, que em 2013 chegará à quarta edição, é um dos maiores sinais da força desse mercado.
Promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e realizado pelo Green Building Council Brasil (GBC Brasil), em 2013 o evento cresce em espaço e importância. A quarta edição será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 27 e 29/08, e contará com uma área de exposição de 8.000 m2.
Segundo Paulo Octávio Pereira de Almeida, vice-presidente executivo da organizadora, a expectativa é de que o evento receba 120 patrocinadores nacionais e internacionais, 1.600 congressistas e 7.400 visitantes e compradores qualificados.
Diretora do evento, Liliane Bortoluci, acredita que “O Greenbuilding Brasil já se consolidou como referência na construção sustentável. Além disso, é um evento pioneiro no mercado brasileiro, altamente conceituado e único. Só no Greenbuilding Brasil estão, em um único local, exposição especializada e conferência de excelente nível”.
O otimismo dos organizadores em relação ao evento é motivado pelo sucesso das edições anteriores. Produtos e serviços de maior eficiência e baixo custo ambiental vêm se tornando prioridade, assim como soluções voltadas ao bem-estar e qualidade de vida dos usuários das edificações.
O crescimento do evento reflete a força deste mercado. O número de empreendimentos brasileiros com a certificação LEED até novembro deste ano totaliza 78 prédios certificados e mais de 600 em processo de certificação. O número cresceu 50% em relação a 2011.
Com esse avanço, o Brasil mantém a posição de quarta nação no ranking mundial de empreendimentos LEED, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos.
A onda verde na construção veio para ficar, e se reflete também em comprometimento político. Para se ter uma ideia da importância do tema sustentabilidade e o poder de movimentação do setor, segundo o Ministério do Meio Ambiente, mais de 200 prefeitos eleitos nas eleições de 2012 se comprometeram com o desenvolvimento sustentável nos seus municípios durante sua gestão, aderindo ao Programa Cidades Sustentáveis, que tem objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para as cidades, de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.