O Brasil será, pela terceira vez, sede do Congresso da International Society of Sugar Cane Technologists (ISSCT). Realizado a cada três anos, o evento, que está em sua 28ª edição, reunirá mais de cinco mil profissionais do setor, entre congressistas e visitantes, de diversos países, entre os dias 24 a 27/06/2013, no Transamérica Expo Center em São Paulo (SP).
Organizado pela STAB Nacional (Sociedade dos Técnicos Açucareiros Alcooleiros do Brasil) com operação da Reed Multiplus, marca associada à Reed Exhibitions Alcantara Machado, o evento já vem se destacando, tendo recebido cerca de 500 resumos enviados por tecnólogos de 32 países, sendo a maior parte deles – 159 – de autores brasileiros.
Além do Brasil, participam a China, com 52 trabalhos científicos e 14 pôsters e a Austrália, com 32 trabalhos científicos, entre outros países.
A área com maior número de resumos enviados foi a de agronomia, com 131 trabalhos, a de variedades com 65, a de subprodutos com 61, a de biologia molecular com 54, a de processamento de fábrica com 53, a de patologia com 31, a de engenharia de fábrica com 28, a de entomologia com 26, a de gestão com 21 a de engenharia agrícola, com 19.
A definição dos trabalhos completos que serão apresentados no congresso sairá no começo de 2013. O congresso contará com três plenárias que abordarão a integração da indústria sucroalcooleira envolvendo sucrose, etanol, energia e insumo; o cultivo tradicional e cultivo com melhoramento genético.
Para Paulo Uchoa, secretário tesoureiro da comissão organizadora do congresso, o evento promoverá um intercâmbio de conhecimento das inovações e tendências da cadeia produtiva da cana-de-açúcar.