A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) realiza entre os dias 28/11 a 01/12, em Curitiba (PR), no Expo Unimed, o XXIX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas.
O congresso contará com a presença de renomados cardiologistas de todo o Brasil e de especialistas internacionais, da Suíça, de Portugal, dos Estados Unidos, da Alemanha e do Canadá.
Entre os assuntos que serão discutidos no congresso, todos são de interesse dos profissionais participantes, mas, sobretudo, seus efeitos imediatos, ou a médio e a longo prazo, para a população como um todo.
“Todo Congresso de medicina é como se fosse uma pista de Fórmula 1. Contamos com excelentes ‘pilotos’ (os cardiologistas especialistas em ritmologia) e os avanços, tecnológicos e de conhecimento, são apresentados e debatidos no congresso para posterior emprego na prática diária; Se das pistas para os carros de rua, dos Congressos para os serviços de saúde”, diz o cardiologista Adalberto Lorga Filho, presidente da Sobrac, em analogia à principal categoria do esporte a motor.
O programa oficial do XXIX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas apresenta como destaques as abordagens sobre temas de interesse nas áreas de eletrofisiologia, arritmias clínicas e marca-passo, assuntos que são hoje de interesse global.
Os novos avanços no tratamento da fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca que pode causar derrame (Acidente Vascular Cerebral – AVC), a prevenção da morte súbita, as ressincronizações cardíacas para o tratamento da insuficiência cardíaca e a prevenção de fenômenos tromboembólicos na fibrilação atrial, são alguns dos exemplos de palestras e simpósios que em breve sairão da teoria e chegarão à prática clínica.
Este ano, o Congresso terá também simpósios em conjunto com a Sociedade Europeia de Arritmias (EHRA), e com a Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Eletrofisiologia (Apape), como o Simpósio Luso-Brasileiro sobre Arritmias no atleta.
“É gratificante ver crescer a parceria com entidades internacionais. Isto mostra a relevância da cardiologia brasileira e, em especial, da arritmia cardíaca no contexto mundial, que conta, aqui no Brasil, com a expertise de renomados profissionais”, acrescenta Lorga Filho, Presidente da Sobrac.
Entre os palestrantes internacionais, André D’Ávila (EUA), Angelo Auricchio e Hans Kottkamp (Suíça), Mario Oliveira e Francisco Morgado (Portugal), GerHard Hindricks (Alemanha) e Marcio Sturmer (Canadá).