De 12 a 18/11 aconteceu, no Anhembi, em São Paulo, as Olimpíadas do Conhecimento. Logo na entrada do evento os visitantes tinham acesso a uma instalação artística denominada Labirinto do Conhecimento: ambientes temáticos criados pelo artista, estilista e designer Ronaldo Fraga, com o objetivo de despertar sensações diversas entre os visitantes.
As sensações representavam diversos ecossistemas da Terra: “Ao entrar no labirinto, o visitante passará, por exemplo, pela floresta amazônica e sentirá calor e pingos de água. Ao atravessar as geleiras da Islândia, a sensação será de muito frio”, explica Ronaldo.
As experiências sensoriais do Labirinto do Conhecimento foram criadas através de mapping, robótica e outras tecnologias emergentes, por Henrique Roscoe (VJ 1mpar), Brayhan Hawryliszyn e Fabiano Fonseca.
As imersões 3D, criadas pela Gaz Games, ficavam na entrada de cada um dos ambientes temáticos do Ronaldo Fraga. Por meio delas, o visitante, além de verificar quais regiões do planeta estavam sendo representadas nas instalações, também recebia informações relevantes sobre elas, enriquecendo a experiência.
Para cada uma das sete estações de realidade aumentada, conceitualizadas e desenvolvidas pela Gaz Games e pela FK Mobile, foram criados ambientes tridimensionais animados, que traziam as principais características dos ecossistemas em destaque: floresta amazônica, com sua fauna e vegetação típicas; vulcão vesúvio com um corte lateral que permitia enxergar o magma; deserto de sal da Bolívia, Tokyo, São Paulo, Colômbia e as geleiras da Islândia.