A Capital paulista receberá de de hoje (23/11) a 25/11 a 1ª Oktoberfest de São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O festival reunirá o melhor da música, gastronomia e cultura germânica em 25 mil metros quadrados de área fechada.
Durante o dia, muita música, apresentações típicas e comidas marcam a festividade. Além do tradicional chope, as raízes germânicas marcam presença no show gastronômico da Oktoberfest Paulista, com pratos típicos e iguarias como salsichões no palito, coxa de peru, doces, entre outros.
O Festival ainda conta com um ponto de Lebkuchen, bolo típico em formato de coração. Outra novidade será o pão alemão Bretzel, com receita original de Munique. Um dos símbolos da gastronomia paulistana, o Hocca Bar, trará para o festival o lanche tradicional paulista.
Além das comidas rápidas, a Oktoberfest de São Paulo terá o Bar do Alemão de Itu (SP), que traz ao evento suas especialidades; e o Restaurante Martim, que oferecerá pratos típicos de frango. Os dois espaços terão capacidade para 460 clientes ao mesmo tempo.
Além do Chope Brahma, serão servidas marcas importadas, que já são referência em festas na Alemanha (Leffe, Hooegarden e Franziskaner). As cervejas Premium da Ambev também estarão presentes com o Chopp Bohemia e variações, além do Chope Stella Artois.
Música
Apresentações típicas com bandas germânicas do Brasil e da Alemanha prometem animar e mostrar ao público os costumes da região da Baviera. Do Brasil, estarão presentes a Banda Cavalinho, referência em animação em Oktoberfests de todo o País e também uma das primeiras a ter em seu grupo músicos alemães;
Banda do Barril, formado por dez músicos e duas bailarinas e com um repertório bem variado de músicas germânicas e outros gêneros musicais;
Banda Cruzeiro, a mais antiga banda de Blumenau em atividade. As três têm presença frequente em edições de Oktoberfest pelo País;
Da Alemanha virá a Banda Die Kirchdorfer de Munique, tradicional banda do Pavilhão de Himmel der Bayern, o céu de Munique. À noite, a Berliner Nacht movimentará a noite paulistana com muita música e dança, unindo duas grandes metrópoles, Berlim e São Paulo.
Da Alemanha chegam para a Oktoberfest:
DJ Ipek, artista influente da cena musical de Berlim e conhecida por sua música eclética que mistura sons Break Beats & Pop, House & Minimal e Berlin Electro;
DBN formado pelos DJs e produtores Djani Dzihan, Tobias Hahn e Patrick Kroepels que conquistaram as paradas com o remix Everywhere, de John Dahlbäck; o veterano DJ e produtor alemão;
Frank Künne, também Francesco Diaz, ícone da house music com mais de 15 anos de carreira, possui inúmeros hits, como Morphine, Cash, Into The Night e Perfect Moment;
DJ Tocadisco, que iniciou sua carreira em 1996, no clube Unique, desde então produziu inúmeros remixes para gravadoras diferentes e assinou parcerias com os Djs David Guetta e Steve Angello.
Além dos alemães, completam a line up da Berliner Nacht: Killer on the Dancefloor (Brasil); DJ Anthony Garcia & MC Bing Man (Brasil – Cabo Verde/EUA) e Sandy Rivera (EUA).
Concursos e Apresentações
Amanhã (24/11) e 25/11, concursos e apresentações típicas estão entre os destaques da programação. Concurso Casal Bávaro, que premiará os casais com os melhores trajes típicos com viagens à Alemanha e brindes. Concurso de Chope em metro. O vencedor será aquele que conseguir tomar 600 ml de chope em menor tempo, sem desperdiçar nenhuma gota.