A culinária paranaense vive seu ápice, busca identidade própria nas raízes regionais e no talento de cada profissional. Atento a esse movimento, o Grupo Canal/com lançou, no dia 25/10, o livro “Nova Culinária Paranaense – Sabores históricos. Pitadas contemporâneas”, realizado em parceria com a importadora Porto a Porto e viabilizado por meio da Lei Rouanet.
Segundo Aldo Malucelli, diretor do Grupo Canal/com, o projeto é uma obra diferente do que há atualmente no mercado de livros gastronômicos. “Esse não é apenas um livro de receitas. Ele evidencia a cultura popular por trás dos pratos”, afirma.
Rafaella Malucelli, responsável pela direção editorial do livro, conta que o time escolhido para integrar o projeto envolve chefs de Curitiba e de outras cidades do Paraná, como Foz do Iguaçu, Morretes e Lapa.
“Conseguimos reunir um time de peso, que associa novos talentos a profissionais renomados”. São eles: Alexandre Bressanelli, Alexandre Vicki, Beto Madalosso (Forneria Copacabana), Celso Freire (Zea Maïs), Délio Canabrava (Cantina do Délio), Éder Fernandes, Eva dos Santos (Bistrô do Victor), Geraldo Alves (Restaurante Porto Canoas – Foz do Iguaçu), Jean Paul Decock (Ile de France), Junior Durski (Durski), Luiz Romanus (Armazém Romanus – Morretes), Manu Buffara (Restaurante Manu), Panoka, Rosa Lipski (Restaurante Lipski – Lapa) e Selma Tonatto (Bar do Alemão).
O nome escolhido se deu pelo fato de os chefs convidados darem suas próprias versões aos pratos escolhidos. O livro contempla pratos típicos e étnicos, além de ingredientes que representam todo o Paraná.
Além das fotos de cada prato, das receitas, das curiosidades e das pitadas históricas, todos os pratos contemplam harmonização com vinho e com cerveja. Para isso, o Grupo Canal/com recorreu a dois especialistas: Flávio Bin, consultor de vinhos e gerente de on trade da importadora Porto a Porto, e Daniel Wolff, sommelier de cervejas, juiz internacional de cervejas e proprietário do mestrecervejeiro.com.
Para dar apoio ao lançamento do livro, a agência disponibilizou no site informações sobre o projeto e um resumo histórico de cada receita.